Screenshot 2022-09-09 at 18.02.35

A quinta edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – é a maior de sempre.

Este Outono apresentamos 23 espetáculos em 15 municípios, assegurando 72 apresentações ao público. Reafirmando a sua natureza internacional, o Manobras aposta também em estreias absolutas em Portugal. O festival arranca a, 17 de Setembro, com espectáculos no Montijo, Abrantes e Barreiro, e termina a 30 de Outubro.

Desta feita, destaque para as estreias nacionais de coproduções da rede, dos projetos “Bom Anfitrião” e “Do Outro Lado da Linha”. “Bom Anfitrião” é uma coreografia de Filipa Francisco em cocriação com quatro artistas locais (Santarém, Sesimbra, Palmela e Montemor-o-Novo), na exploração da emergência climática e do papel que as artes podem desempenhar no seu questionamento. Já “Do Outro Lado da Linha” é um projeto de Cláudia Andrade e Maria João Santos, em que dois performers e uma cabina telefónica conduzem-nos por uma experiência espiritual para dar voz e corpo às histórias daqueles que perderam alguém (ou algo) que amam.

A participação internacional surge com as companhias Il Cantiere (Itália), El Patio Teatro (Espanha) e Tian Gombau-L’Home Dibuixat (Espanha). Os italianos Sara Marasso e Stefano Risso trazem uma performance imersiva que permite ao público experimentar um caminho semi-guiado num palco ao ar livre, através de sinais e sons que encorajam a participação. Em “Conservando Memória”, os espanhóis Izaskun Fernández e Julián Saenz-López escrevem, constroem, iluminam e brincam numa bonita peça onde questionam os seus avós sobre as suas vidas passadas com uma delicadeza e uma beleza que é comovente. Os catalães L’Home Dibuixat revelam “Sapatos Novos” de uma criança que descobre o mundo e acumula experiências ao crescer.

Destaque ainda para espetáculos de Cláudia Gaiolas, Marionetas do Porto, Trupe Fandanga, PIA Projectos de Intervenção Artística, Susana Gaspar, Ana Madureira e PédeXumbo, entre outros, numa programação com apresentações tanto em teatros como em rua, bibliotecas e escolas, mantendo a forte ligação ao património que caracteriza o Manobras.

A imagem do Manobras 2022 é da autoria da ilustradora Abigail Ascenso.

Português