Visionários: de espectadores a programadores
No outono de 2017, a Artemrede lançou o seu novo projeto: Visionários. Esta iniciativa de desenvolvimento de públicos, inspirada no projeto italiano Visionari, é transversal a 10 associados, assumindo contornos ligeiramente diferentes em municípios de diferentes escalas.
Os municípios que aderiram a este projeto são Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Barreiro, Lisboa, Moita, Pombal, Sesimbra e Tomar.
Visionários propõe um novo modelo de aproximação entre espectadores, artistas e instituições culturais. Subjacente a ela está a criação de uma plataforma de debate que fomenta a livre expressão, a aprendizagem informal e o empoderamento do espectador, que abandona o seu papel tendencialmente passivo para participar ativamente nos processos de programação.
Os primeiros grupos de Visionários portugueses reuniram-se pela primeira vez a 18 de novembro em diversos municípios durante o European Spectators Day, um evento promovido pelo projeto Be SpecACTive! que aconteceu simultaneamente em várias cidade da Europa.
No primeiro semestre de 2018, os grupos de Visionários foram coordenados por técnicos dos municípios. Assistiram a vídeos de espetáculos, debateram os seus conteúdos, discutiram orçamentos e refletiram sobre as várias questões ligadas ao processo de programação.
As edições de 2018 e 2019 do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas incluiu uma seleção destes Visionários, naquela que foi uma iniciativa inédita em Portugal. Em 2020, os Visionários mantêm a sua participação no festival.