O projeto, iniciado em junho de 2022 e com uma duração total de 36 meses, é financiado pelo programa Europa Criativa (Cultura) e tem os seguintes objetivos específicos:
- Inovar os modelos criativos das organizações parceiras de modo a tornar os serviços de bem-estar (ou seja, saúde e bem-estar) parte integrante do seu trabalho artístico;
- Facilitar o acesso a experiências de arte performativa para grupos de público com condições de saúde psicológica e/ou física, sistematizando oportunidades de colaboração entre os agentes culturais e criativos e o sector da assistência social.
.
A fase inicial do PERFARE tem como objetivo mapear as boas práticas de bem-estar cultural que já existem a nível da UE. Isto é feito durante a fase de formação do projeto, onde todos os parceiros - um consórcio multi-nível composto por organizações criativas e culturais provenientes de Itália, Hungria, Portugal, Roménia e Suécia - juntamente com os actores do sistema de bem-estar nos seus países/territórios, serão primeiramente envolvidos num processo de capacitação para promover a sua capacidade de trabalhar e cooperar com os actores dos seus sistemas de bem-estar locais. De facto, durante este período, eles irão:
- procurar e mapear (por exemplo, através de uma ferramenta interactiva) histórias de sucesso dessa cooperação
- partilhar conhecimentos e capitalizar ferramentas já desenvolvidas;
- participar numa série de visitas no terreno em toda a Europa para adquirir experiência direta sobre a forma como as intervenções das artes do espetáculo podem melhorar os serviços de assistência social para pessoas com problemas de saúde física e/ou mental;
- estabelecer um esquema de cooperação com uma ou mais partes interessadas do sistema de proteção social local em cada país parceiro.
Assim, serão lançadas 5 convocatórias, uma por cada país envolvido, para financiar intervenções artísticas que envolvam públicos compostos pelas populações locais visadas pelo projeto. As acções-piloto resultantes serão implementadas nos territórios parceiros e avaliadas para medir o seu impacto.
No PERFARE, um consórcio multinível composto por organizações criativas e culturais oriundas de Itália, Hungria, Portugal, Roménia e Suécia tira o máximo partido da experiência de cada parceiro e une forças para alcançar os objectivos do projeto.