Introduction

NÃO

Será que os monstros podem mesmo existir?

NÃO

03

NÃO é um espetáculo que nasceu a partir de um diálogo com o escritor sobre os seus livros Paz Traz Paz e O Livro do Ano e de alguns textos inéditos que surgiram após trocas de ideias. Desde o início desta criação, havia a clara vontade de falar a todo o público, e em particular às crianças e aos jovens, sobre a importância de se poder pensar em liberdade e de se poder ser ser humano como um dos melhores antídotos para combater o ódio. NÃO é como um lembrete de coisas importantes, das quais não nos podemos mesmo esquecer. É a história do ‘sim’ que deveria ter sido ‘não’.

Três mulheres fundem-se numa só para nos explicar que os monstros podem mesmo existir - e que ganham forma com as mais pequenas coisas e com os medos mais infundados. Inicialmente o Instituto das Pessoas Normais defendia que a normalidade vinha da liberdade de cada um ser como é. Ser normal era ser diferente e único. Agora, este Instituto defende que, para evitarmos comportamentos desviantes, devemos todos comportarmo-nos de maneira igual para protegermos as pessoas de bem. O que é, afinal, ser normal? E o que são pessoas de bem? Marcado pelo canto polifónico, NÃO mostra-nos que três vozes diferentes são mais belas que o uníssono, e que a harmonia é possível. Escolhemos portanto, face à normalidade que nos cerca, o único caminho que nos parece pouco habitual: RESISTIR. É isso.


 

Artista: Lavrar o Mar

Género Artístico: Teatro

Classificação etária: M/6

Duração: 60'

Apresentação em Territórios ARTEMREDE:

MOITA    Fórum Cultural José Manuel Figueiredo | 19 de maio de 2023, sexta-feira, às 21:30

OEIRAS   Auditório do Parque dos Poetas | 1 de março de 2024, sexta-feira, às 21:30

Idealização e Encenação Giocomo Scalisi Texto Afonso Cruz (textos originais e excertos de Paz Traz Paz e O Livro do Ano) Interpretação e cocriação Ana Root, Rita Rodrigues, Sofia Moura Criação Musical Ana Root Cocriação musical e ouvido exterior Pedro Salvador Fotografia de cena João Mariano Difusão e booking Companhia Nacional de Espetáculos

Informações e bilheteira

A lotação de cada espetáculo é limitada e requer a reserva e/ou levantamento prévio de bilhetes.
A aquisição de bilhetes deve ser feita nas bilheteira habituais de cada espaço de apresentação. Recomendamos que se informe atempadamente sobre a aquisição de bilhetes para os contactos disponibilizados abaixo.
Agradecemos a colaboração de todos para seguirem as normas e recomendações indicadas pelos responsáveis de cada espaço de apresentação.

Bom espetáculo!

Imagem ©João Mariano

Português