
ENSAIO DIRIGIDO A... pretende explorar esse espaço reticente relativo ao destinatário/interlocutor, através de um ensaio performativo instruído por uma voz pré-concebida e dançado pelo público que escolhe
participar.
"Ensaio" pode então ser visto como a prática proposta por quem dirige, através das palavras que os performers escutam; ou como sendo as ações resultantes da interpretação dessas palavras, o verdadeiro ensaio que transmitem a quem assiste – a sua tese pessoal e subjetiva.
Uma voz instrui, à semelhança de um ensaio a que um performer se propõe e no qual é dirigido pelo coreógrafo ou ensaiador. Mas aqui o discurso que orienta, explora lugares em que se evidenciam os determinismos a que os “corpos” ou “certos corpos” estão, recorrentemente, sujeitos, atravessando várias formas de domínio da palavra sobre o corpo.
Finalmente nos perguntamos “como se aborda um/o corpo?”
E olhamos o corpo objeto, o corpo estranho, indesejado, errado, repulsivo, alienado; ou ainda o corpo colonizado, funcional, explorado pelo trabalho, dominado pelo pudor, pela religião, pelo patriarcado, pelo sistema obstétrico, pela força da competição, pelos ideais de beleza... numa lista infinda de vias de dominação, neste projeto exploradas através de 5 diferentes versões do mesmo dispositivo.
Os “ensaístas” são então dirigidos numa prática que os leva não só para um lugar de ação física, mas também emocional, relacional e política. O público que assiste, sem acesso às direções que os motivam, tenta interpretar algo aparentemente ininteligível, testificando a estranheza do movimento de corpos dirigidos.
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DURAÇÃO Versão público geral 45' | Versão público infantil 35'
PÚBLICO-ALVO Público infantil e público geral
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/6
Para versões para público geral, aconselhamos a participação de M/14
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Equipa e mais detalhes...
Direção artística, pesquisa e escrita | Andresa Soares
Direção técnica e criação do dispositivo sonoro | Artur Pispalhas
Músicos | Cire Ndiaye, Vuduvum Vadavã, Luís Lopes, João Ferro Martins, Gonçalo Alegria, Matthieu Ehrlacher,
Kino Sousa, Joana Guerra, Francisco Correia, Diogo Alvim e Violeta Padilha
Tradução | Miguel Cardoso
Design e paginação | Filipe Pinto
Imagem | Von Calhau
Gestão de projeto | Daniela Ribeiro
Produção e comunicação | Margot Silva
Colaboração ensaios e dramaturgia | Julia Salem, Vanessa Garcia, Carolina Zingler, Marta Lança, Elizabete
Francisca, Sek Kar, entre outros
Oficinas de pesquisa “As Marias” - Outurela, Oeiras; 1º ano do Curso Profissional Técnico de Massagem,
Estética e Bem-Estar da ESCO, Torres Vedras; CRIT - Torres Novas e GANG - Grupo Animação Natureza e
Ginástica, Associação de moradores PER11, Lisboa
Uma coprodução Artemrede com os Municípios de Alcobaça, Alcanena, Lisboa, Oeiras e Torres Vedras no âmbito do Programa de Coproduções Artemrede 2024-25.
Parceiro Institucional | República Portuguesa - Cultura | Fundo de Fomento Cultural
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ANDRESA SOARES
Coreógrafa, performer, dramaturga, reside e trabalha em Lisboa. A sua formação dividiu-se entre as artes plásticas e a dança e, desde cedo, inicia a sua atividade como criadora nas artes performativas tendo até então realizado mais de 20 criações. Em 2002 funda Máquina Agradável que codirigiu co m Lígia Soares até 2014. O seu trabalho tem cruzado várias áreas artísticas procurando atravessar livremente o uso da palavra, do movimento, da imagem, do som, da presença do público ou a consciente anulação de uma destas partes utilizando o constrangimento como a demanda que a formulação do projeto motiva. Nos seus trabalhos faz também a criação dos textos que os integram. Como criadora na área das artes performativas salienta: “Iscas de Peixe-piça – um tratado sobre o erotismo”; “Era uma coisa mesmo muito abstrata” com música de João Lucas; encenação de "Estados Eróticos Imediatos de Soeren Kierkegaard”; cocriação com Ricardo Jacinto de “In a rear room – um tributo”; direção artística de “Problema Técnico”, “Uma Estadia de 50Min”, “O Esplêndido”, “Os Mal Sentidos”, “Vala Comum”, “3 Performances Para Microfone + Micro-Seres”, “I’d Rather Not” e “Situações Suavemente Políticas”.
Como performer/intérprete trabalhou em dança, teatro e cinema com José Laginha, Luís Castro, Nuno M. Cardoso, Ricardo Aibéo, Michel Simonot, Vera Mantero, Maria Ramos, Bruna Carvalho, Diana de Sousa, Vanessa Garcia, BLITZ – Theatre Group, Patrick Mendes, Rita Barbosa, Pierre Coulibeuf, Emily Wardill, entre outros. Lecionou vários workshops de dança e composição coreográfica. O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal, Alemanha, França , Espanha e Brasil. Atualmente integra o coletivo Apneia Colectiva.
Informações e Bilheteiras
ALCANENA
Jardim da República
20 de junho de 2025 | 19h00 | Sessão público geral
ALCOBAÇA
Centro Escolar de Alcobaça
6 de junho de 2025 | 10:30 | Sessão Escolas
Jardim Av. Dr. João Lameiras Figueiredo
7 de junho de 2025 | 18:00 | Sessão público geral
LISBOA
Quinta Alegre
10 de outubro de 2025 | Horário a definir | Sessão público geral
OEIRAS
Escola Luís de Freitas Branco
29 de julho de 2025 | Horário a definir | Sessão escolas
Jardim da Outurela
14 de junho de 2025 | 17:00 | Sessão público geral
TORRES VEDRAS
Local a definir
27 de setembro de 2025 | Horário a definir | Sessão público geral
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A lotação de cada espetáculo é limitada.
Recomendamos que se informe atempadamente sobre as condições para a participação junto dos locais de apresentação.
Agradecemos a colaboração de todos para seguirem as normas e recomendações indicadas pelos responsáveis de cada espaço de apresentação.
Bom espetáculo!
Imagem ©Pedro Jafuno