Introduction

ÁLBUNS DA TERRA

Uma performance onde a manipulação de imagens é o meio escolhido para contar autobiografias e narrativas de uma vida familiar.

ÁLBUNS DA TERRA

O álbum fotográfico é também testemunha, e um depositário de histórias e memórias de uma família, e tem igualmente, características e qualidades físicas como das fotografias. No álbum fotográfico, quase sempre, existe uma organização das fotografias, uma sequência, umas mais criativas do que outras, criando autobiografias e narrativas de uma vida familiar, preservando as memórias que lá habitam, e as que já não habitam, as que se perderam ao longo dos anos, mas dando-lhes também a possibilidade de se multiplicarem. Álbuns da Terra é usado aqui como suporte de memória para contar uma parte da história do meu sobrinho na cidade de Guimarães.

Artista: Tânia Dinis

Género Artístico: Performance / manipulação ao vivo de imagens de arquivo

Classificação etária: M/12

Duração: 40'

Apresentação em Territórios ARTEMREDE:

ALCOBAÇA    Cine-Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro | 20 de outubro de 2022, quinta-feira
Espetáculo às 14:30 | Oficina* às 15:45 >> Sessões exclusivas para escolas

Uma escolha de programação dos grupos de Visionários de Alcobaça.

 

Criação, objeto, pesquisa Tânia Dinis Texto Pedro Bastos Apoio à criação Tales Frey, Jorge Quintela Produção Associação Cultural - Tenda de Saias Coprodução A Oficina, Guimarães
PROJETO VENCEDOR DA 2ª BOLSA DE CRIAÇÃO DO PACT - PLANO DE APOIO À CRIAÇÃO TEATRAL
Álbuns da Terra parte da instalação Sobrepostos, (2019) criada para o laboratório de verão - GNRATION e conta com imagens de arquivo da artista, Casa Imagem de Braga, Centro Português de Fotografia, Associação A Muralha - Guimarães.

 

*Oficina Imagens que se movem
Faixa etária: dos 5 aos 11 anos
Duração: 2 a 3 horas

Na oficina, Imagens que se movem, os participantes vão explorar e viajar por vários dispositivos associados ao universo afetivo familiar. A partir de arquivos de família, pessoais e/ou institucionais, vamos explorar vários materiais e técnicas para a apropriação deste material, que através da montagem, implementando colagens, uso da palavra, e objetos, podemos contar uma história. Mas quantas histórias pode ter uma imagem? Quantas imagens pode ter uma imagem? É mesmo isso que vamos descobrir. Neste espaço de composição, vamos usar a memória como veículo para a imaginação, onde a imagem se pode transformar, revisitar, construindo novos arquivos, novas histórias - A nossa história, ou a história que queremos ver.

Informações e bilheteira

ALCOBAÇA

Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
Rua Afonso de Albuquerque, 2460-020 Alcobaça
Telefone (Dentro do Horário de Funcionamento da Bilheteira):
(+351) 262 580 890 (reservas) / (+351) 262 580 885
Bilheteira Online
Link aqui

Imagens: © Cris Alonso | @Pedro Figueiredo

Português