ODISSEIA é um projeto de formação e capacitação artísticas promovido pela Artemrede em seis municípios associados – Almada, Barreiro, Moita, Oeiras, Santarém e Sesimbra – e que tem como participantes diretos jovens entre os 16 e os 25 anos residentes nestes territórios.
ODISSEIA é um projeto a três anos – 2016 a 2018 – constituído por três componentes artísticas – Teatro / Dramaturgia, Artes de Rua e Cinema / Música -, cada uma das quais orientada por uma equipa artística distinta. Cada uma destas componentes desdobra-se em duas fases: formação certificada e a criação de um objeto artístico nas áreas identificadas.
Os artistas responsáveis pelas diferentes componentes do projeto são o ator e encenador Rui Catalão, a companhia de artes de rua Radar 360 e o realizador e músico António-Pedro. Deste projeto resultarão três objetos artísticos: o espetáculo de teatro E Agora Nós!, o espetáculo de artes de rua Histórias em Viagem e o filme-concerto Curtas-Migratórias.
Para a concretização deste projeto a Artemrede conta com a parceria da cooperativa de solidariedade social RUMO no acompanhamento social e na avaliação, assim como com uma rede alargada de parceiros locais, com trabalho desenvolvido na área social e/ou cultural, em cada um dos municípios envolvidos.
ODISSEIA é cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da 2ª edição do programa PARTIS.