Na obra “Corpos de Água” (2017), a teórica Astrida Neimanis cunha o conceito Hidrofeminismo, propondo novas e inesperadas perspectivas feministas. De acordo com o termo, água, feminilidade, práticas corporizadas e ecologia estão interligadas, criando “novas” sinergias futuras. Poderiam a fluidez e as águas em constante fluxo criar uma consciência ecológica, política e poética “diferente”, através de uma lente feminista fluída? Se a água é o elemento do qual derivam todos os organismos, como poderíamos regressar a este estado remoto de existência, abolindo os limites entre evolução, genes, história, cultura e natureza?
A resposta a estas questões poderia, possivelmente, "fazer a ponte" entre passado, presente e futuro, humanos e não humanos, medusas e cães. À medida que vivemos pandemias, guerras, catástrofes ecológicas e crises energéticas, poderia ser interessante considerar o pós-humanismo e a água como condições éticas que nos encorajam a pensar fora dos interesses da nossa própria espécie, a ser menos narcisistas na nossa concepção do mundo e a levar a sério os interesses e os direitos das coisas que são diferentes para nós. Esta tentativa de ligar Piraeus (Grécia), Torres Vedras (Portugal) e Mondaino (Itália) através de "caminhos da água e ética da água", provou ser útil para experimentar e investigar a água com as comunidades locais.
Ichthyolatry - o peixe bebé desta relação - é uma performance confessional híbrida sobre idosos, inundações, fluidos e menopausa. A partir de pesquisas comunitárias em rios, lagos, zonas freáticas e grupos femininos, a performance mergulha num universo imersivo de alianças afectivas subaquáticas. As excêntricas criaturas de Ichthyolatry - uma guerreira, uma criatura pós-humana, um fenómeno feminino e um peixe - vão habitar o palco do Teatro-Cine de Torres Vedras para um mergulho num oceano onírico de possibilidades fluidas. Está pronto para nadar?
Ichthyolatry foi criado colectivamente através de um laboratório intensivo de 2 meses, ao longo do qual Eva Giannakoupoulou e a comunidade criativa desenvolveram conjuntamente a dramaturgia e os textos, inspiradas pelos encontros proporcionados pelos coprodutores com a comunidade local.
ICΗTHΥOLATRY é uma coprodução inserida no projeto europeu Stronger Peripheries: a Southern Coalition
Touring in Artemrede's Territories:
TORRES VEDRAS | Teatro-Cine |
10 Fevereiro 2023 | 21:30
11 Fevereiro 2023 | 21:30
Espetáculo falado em grego e legendado em português. Conversa com a artista e o elenco após as apresentações.
Direção e conceito: Eva Giannakopoulou
Equipa artística / Comunidade artística: Marianita Karakosta, Eva Koliopantou, Maroula Papanastasi e Evgenia Vacalopoulou. Textos: Eva Giannakopoulou, Marianita Karakosta, Eva Koliopantou, Maroula Papanastasi e Evgenia Vacalopoulou. Desenho de luz: Nyssos Vasilopoulos Desenho de som: Pedro Pascoal Figurinos: Eva Giannakopoulou Execução de figurinos: Eva Giannakopoulou, Marianita Karakosta, Eva Koliopantou, Maroula Papanastasi e Evgenia Vacalopoulou. Maquilhagem: Eva Giannakopoulou, Marianita Karakosta, Eva Koliopantou, Maroula Papanastasi and Evgenia Vacalopoulou. Intérpretes: Marianita Karakosta, Eva Koliopantou, Maroula Papanastasi e Evgenia Vacalopoulou. Direção de Produção: Delta Pi Coprodução: PCAI (Grécia), Artemrede em colaboração com a Câmara Municipal de Torres Vedras (Portugal) e L'arboreto (Itália), no âmbito do projecto "Stronger Peripheries: A Southern Coalition", co-financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Support: The Brotherhood of Cephalonians and Ithacians living in Piraeus, TWIXTab | art, anthropology & the everyday
Duração: 60 minutos
Classificação etária: M/16
Lotação: 70 lugares aprox. (bancada em palco)
Créditos fotográficos: Mirco Lorenzi
Informações e Bilheteira
A lotação de cada espetáculo é limitada e requer a reserva e/ou levantamento prévio de bilhetes.
A aquisição de bilhetes deve ser feita nas bilheteira habituais de cada espaço de apresentação. Recomendamos que se informe atempadamente sobre a aquisição de bilhetes para os contactos disponibilizados abaixo.
We would like to thank everyone for their collaboration to follow the rules and recommendations indicated by those responsible for each presentation space.
Bom espetáculo!
TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS
Av. Tenente Valadim 2560-000 Torres Vedras
(+351) 261 338 131 | teatro.cine@cm-tvedras.pt
Bilheteira: De 5a a Sáb. a partir das 18h00 em dias de espetáculo | espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo