Reflectindo sobre o lugar das periferias na Europa e a possibilidade de dar voz às comunidades locais, este espetáculo pretende interrogar a noção de paz em relação aos conflitos atuais e passados da Europa. Mélodie Lasselin e Simon Capelle respondem ao teatro de operações dos conflitos com um teatro anatómico que tenta inverter a máquina de imagens de guerra. Alimentado por um trabalho documental nos Balcãs, encontrando aqueles que trabalham há trinta anos para reconstruir os laços de paz entre as comunidades, mas também encontrando soldados franceses e italianos que intervieram na ex-Jugoslávia, INIMIGO (uma conferência para a paz) propõe um percurso paradoxal onde os corpos encontram, através da respiração e da voz, uma forma de enfrentar os traumas do conflito. As bailarinas Mélodie Lasselin e Léa Pérat, formadas juntas na escola Ballet du Nord de Roubaix, concebem um diálogo com as comunidades locais através da dança e propõem um estilo híbrido que mistura tradição e futuro, património e ficção, defendendo a diversidade como ponte entre os povos.
. . .
DURAÇÃO 60'
PÚBLICO-ALVO Jovens e adultos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/12
. . .
Equipa e mais detalhes...
Conceção: Mélodie LASSELIN & Simon CAPELLE
Coreografia: Mélodie LASSELIN em colaboração com Léa PÉRAT
Performance: Mélodie LASSELIN Léa PÉRAT
Compositor de som: Restive PLAGGONA
Gravação no terreno: Quentin CONRATE
Desenho de luz: Caroline CARLIEZ
Cenografia e figurinos: Emma DEPOID
Fotografia de cena: Martina POZZ
Texto de Simon CAPELLE
Com a participação de Svetlana MAKOVSKAYA & Elvira SHVEKHER
. . .
MÉLODIE LASSELIN E SIMON CAPELLE | FRANÇA
Desde 2016, Simon Capelle e Mélodie Lasselin são ambos diretores, autores, coreógrafos e intérpretes da ZONE -poème-, sediada em Lille. Simon e Mélodie consideram-se, em primeiro lugar, artistas europeus. Nesse sentido, o processo da sua criação “BARBARE” consistiu em deslocar-se a cada uma das capitais da União Europeia para tentar compreender a possível existência de uma linguagem cultural comum no seio desta entidade política. Deste processo, os artistas aprenderam uma lição sobre como dar voz e força às periferias. Continuaram a viajar por todos os países europeus e melhoraram os seus métodos criativos para se adaptarem às necessidades do nosso tempo: a necessidade absoluta de sustentar novas histórias e de fazer emergir novas vozes, e de destruir as fronteiras que impedem as pessoas de terem acesso à cultura.
Informações e Bilheteiras
A lotação de cada espetáculo é limitada e requer a reserva e/ou levantamento prévio de bilhetes.
A aquisição de bilhetes deve ser feita nas bilheteira habituais de cada espaço de apresentação. Recomendamos que se informe atempadamente sobre a aquisição de bilhetes para os contactos disponibilizados abaixo.
We would like to thank everyone for their collaboration to follow the rules and recommendations indicated by those responsible for each presentation space.
Bom espetáculo!
Imagem ©ENEMY (a peace conference)