Visionários

Visionários: de espectadores a programadores

No Outono de 2017, a Artemrede lança o seu novo projeto: Visionários. Esta iniciativa de desenvolvimento de públicos, inspirada no projeto italiano Visionari (ler a entrevista com Luca Ricci no Jornal #10 da Artemrede), é transversal a vários associados, assumindo contornos ligeiramente diferentes em municípios de diferentes escalas.

Em Almada, Barreiro, Moita, Oeiras, Santarém e Sesimbra, os jovens entre os 15 e 26 anos que já participaram nas duas primeiras fases do projeto Odisseia vão agora passar de performers a programadores, tornando-se assim corresponsáveis por uma parte da programação dos equipamentos culturais dos respetivos municípios. 

Nos restantes nove municípios associados, os grupos de Visionários serão abertos a toda a comunidade, sem um foco etário específico. A edição 2018 do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas incluirá uma seleção destes Visionários, naquela que será uma iniciativa inédita em Portugal.

Visionários propõe um novo modelo de aproximação entre espectadores, artistas e instituições culturais. Subjacente a ela está a criação de uma plataforma de debate que fomenta a livre expressão, a aprendizagem informal e o empoderamento do espectador, que abandona o seu papel tendencialmente passivo para participar ativamente nos processos de programação.

Os primeiros grupos de Visionários portugueses vão reunir-se pela primeira vez a 18 de novembro em diversos municípios durante o European Spectators Day, um evento promovido pelo projeto Be SpecACTive! que acontece simultaneamente em várias cidade da Europa.


 

 

ARTEMREDE - Teatros Associados
Palácio João Afonso
Rua Miguel Bombarda, 4 R/C
2000-080 Santarém
Portugal
T. 243 322 050 / 243 321 878