Alerta
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 129

Southern Coalition

Southern Coalition

Southern Coalition é uma rede informal de organizações culturais de países do sul da Europa. Neste contexto ‘Sul’ é entendido em sentido lato, como um conceito político, mais do que geográfico. Refere-se em especial aos países afetados pela crise política e económica, interessados em desenvolver um trabalho conjunto que assente em valores e necessidades comuns que emergem do facto de atuarem nas periferias. A rede pretende reforçar as ligações entre o centro e a periferia através de projetos culturais e promovendo um diálogo de proximidade entre artistas, agentes e comunidades.

A partir da nossa experiência de trabalho fora dos grandes centros urbanos, identificámos três grandes áreas de ação: políticas culturais, estratégias colaborativas e capacitação profissional. As nossas prioridades são a formação e a qualificação, as práticas artísticas de incidência local e o debate sobre aspetos das políticas culturais que sejam relevantes para territórios periféricos. Pretendemos estimular o entendimento e o apoio recíproco e promover a cooperação e a coesão.

Southern Coalition foi lançada no último trimestre de 2017 no âmbito do projeto A Manual on Work and Happiness. As suas primeiras atividades foram quatro formações para operadores culturais centradas em temas como mediação cultural, acessibilidade para públicos com deficiências e o papel das redes de teatros de pequena e média dimensão. Essas formações aconteceram nas cidades de Alcobaça, Montijo (Portugal), Trento (Itália), Mondaino (Itália) e Patras (Grécia).

Os membros fundadores são Artemrede (Portugal), Pergine Spettacolo Aperto (Itália), L’arboreto - Teatro Dimora di Mondaino (Itália) e o Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia).

 

ARTEMREDE - Teatros Associados
Palácio João Afonso
Rua Miguel Bombarda, 4 R/C
2000-080 Santarém
Portugal
T. 243 322 050 / 243 321 878