Alerta
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 129

Cultura e Desenvolvimento

Cultura e Desenvolvimento


O curso Cultura e Desenvolvimento, a decorrer em 2017 e 2018, é promovido e financiado totalmente pela Artemrede e estruturado em colaboração com os coordenadores científicos António Pinto Ribeiro e Pedro Costa. O curso foca-se em duas grandes áreas: programação e mediação cultural e a cultura como fator de desenvolvimento territorial.

No âmbito da programação e mediação cultural, salienta-se tudo o que é relevante  do ponto de vista da formação de públicos, do trabalho com as populações, da participação, das estratégias artísticas, educativas e de comunicação, mas também tudo o que indiretamente influencia a atividade de programar e de intermediar as relações entre criadores e fruidores culturais.

No que respeita à cultura como fator de desenvolvimento territorial, explora-se todo o saber teórico e técnico alusivo às dinâmicas, formulação e implementação de políticas públicas que tenham a relação entre cultura e desenvolvimento como fator primordial.

O programa divide-se em dois módulos panorâmicos, de enquadramento teórico dos temas e de discussão alargada; dois módulos de especialização; e um módulo de projeto com uma vertente laboratorial, que incide sobre as principais áreas abordadas no curso, em torno das quais se organizarão grupos de trabalho intermunicipais.

O curso destina-se exclusivamente a profissionais dos municípios associados da Artemrede. Entre os formadores contam-se Helena Santos, Idalina Conde, João Ferrão, Catarina Vaz Pinto, António Brito Guterres e Elisa Babo, entre outros.

As diversas aulas acontecem de forma rotativa nos 12 municípios que participam no curso, procurando promover o conhecimento e a partilha entre os membros da rede.

A formação tem sido um dos principais eixos de ação da Artemrede ao longo dos seus 12 anos de atividade ininterrupta, tendo contribuído para a qualificação de centenas de técnicos municipais em áreas tão diversas quanto gestão, programação, estratégias de mediação e comunicação.

ARTEMREDE - Teatros Associados
Palácio João Afonso
Rua Miguel Bombarda, 4 R/C
2000-080 Santarém
Portugal
T. 243 322 050 / 243 321 878