Alerta
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 129

Artemrede

ARTEMREDE

Missão

A ARTEMREDE é um projeto de cooperação cultural com 14 anos de atividade ininterrupta, atualmente constituído por 17 associados, agregando e fazendo interagir cidades com diferentes escalas. Trabalha a especificidade dos territórios através do apoio à criação artística, à programação cultural em rede, à qualificação e formação e às estratégias de mediação cultural. 

História

Em 2003, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) iniciou um estudo que visava a identificação dos meios adequados para dinamizar e qualificar os cineteatros e outros equipamentos culturais daquela região que haviam sido reabilitados no início do século XXI. O estudo propôs a criação de uma rede que ligasse os vários equipamentos e que desse resposta às necessidades de qualificação, assistência técnica e desenvolvimento sentidas pelas autarquias no âmbito da oferta cultural.

A 4 de janeiro de 2005, a Artemrede constituiu-se formalmente como associação cultural sem fins lucrativos e elegeu a programação e a formação como áreas de intervenção privilegiadas. Desde então, a Artemrede contribui para que os equipamentos dos seus associados tenham uma oferta cultural regular, coproduz espetáculos, organiza ações de formação especializada, desenvolve diversos projetos comunitários e outras iniciativas que envolvem agentes culturais e públicos distintos.

No final de 2008, a Artemrede elaborou um primeiro Plano Estratégico até 2015. Em 2014, impulsionada pela vontade de desenvolver novas linhas de ação e explorar outras áreas de intervenção na sociedade, a Artemrede inicia um segundo processo de reflexão estratégica. O resultado foi o desenho do Plano Estratégico e Operacional (POE) 2015-2020, apresentado em fevereiro de 2015 durante a conferência internacional Políticas Culturais para o Desenvolvimento, durante a qual se comemorou o 10º aniversário da rede.

Em 2016, a Artemrede organizou o seu 1º Fórum Político e deu um primeiro passo no processo de internacionalização ao ganhar uma candidatura que apresentara ao programa Europa Criativa para a implementação do projeto A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS.

Em 2019 são já 16 os municípios que se juntaram à Artemrede. Uma das decisões do PEO foi o crescimento sustentado da rede, dando prioridade à densificação no território aproximadamente definido entre Pombal, Elvas e Sines. 

16 associados: Municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Acesso Cultura.

População abrangida: cerca de 1 milhão e 360 mil habitantes
Território de Intervenção: 3500 km2 distribuídos de Pombal a Palmela
Espaços de apresentação: Mais de 20 teatros, objeto de requalificação arquitectónica recente; 110 equipamentos culturais de proximidade 


Desde 2005 colaboraram com a Artemrede quase 300 companhias e artistas, foram realizadas cerca de 1500 apresentações, de 300 espetáculos e mais de 450 atividades educativas. 180 mil espectadores assistiram ou participaram nas atividades desenvolvidas pela Artemrede.

Em 2019, o orçamento geral da Artemrede é de 615.000 euros.

Newsletter

       

ARTEMREDE - Teatros Associados
Palácio João Afonso
Rua Miguel Bombarda, 4 R/C
2000-080 Santarém
Portugal