Comunicados

"Memórias Partilhadas" é o espetáculo de arranque da programação da Artemrede em 2016

De abril a dezembro de 2016, a Artemrede vai apresentar cerca de 24 projetos em várias áreas artísticas, entre espetáculos, oficinas e atividades educativas.

Este ano a Artemrede apresenta duas coproduções, “E Agora Nós”, de Rui Catalão, inserida no projeto Odisseia, e “Barlavento”, de Carla Galvão, Fernando Mota e Rui Rebelo, quatro espetáculos de teatro, dois de música, um de dança, um multidisciplinar, oito espetáculos para crianças e jovens, e pelo menos oito atividades inseridas no projeto educativo.

Contando com a adesão de um novo membro desde o início de 2016, a Câmara Municipal de Lisboa, a Artemrede é agora constituída por um total de 14 Municípios Associados (Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Santarém, Sobral de Monte Agraço, Sesimbra e Tomar), fortalecendo assim a sua atuação em prol do desenvolvimento cultural dos seus territórios, que agora abrangem uma população de mais de um milhão e trezentas mil pessoas.

PROGRAMAÇÃO DE ABRIL A JULHO DE 2016

"Memórias Partilhadas”, uma coprodução Teatro do Montemuro e Teatro Nacional D. Maria II, marca o arranque da programação da Artemrede em 2016, com estreia a 9 de abril, no Cine­Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro, passando depois pelo Sobral de Monte Agraço. Partindo de três histórias e três objetos – uma carteira, um lápis e uma almofada ­ “Memórias Partilhadas” intercala monólogos e pequenas cenas num autêntico exercício de imaginação.

A 16 de abril estreia na Artemrede a peça de teatro “Guarda Mundos” da companhia Teatro da Didascália, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, seguindo depois para o Montijo e o Sobral de Monte Agraço. “Guarda Mundos” explora universos fantásticos através do jogo com peças de roupa, lençóis, peluches e cabides. É uma viagem vertiginosa, recheada de personagens grotescas, num espetáculo acrobático, mágico e com uma forte componente visual.

Na área da dança, António Cabrita e São Castro vestem a pele de personagens Shakespearianas em “Play False”, uma dança que recebeu o prémio de Melhor Coreografia de 2015 da Sociedade Portuguesa de Autores e que o jornal Público classificou como “Uma peça magnética”. “Play False” estreia na Artemrede no Cine­ teatro de Sobral de Monte Agraço a 30 de abril.

Uma semana depois, na sexta-­feira 6 de maio, estreia no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, “E Agora Nós”, uma coprodução Artemrede, Teatro Maria Matos e Câmara Municipal da Moita. “E Agora Nós” é o primeiro a espetáculo integrado no projeto Odisseia da Artemrede, um projeto artístico de intervenção social, que envolve seis municípios associados – Almada, Barreiro, Moita, Oeiras, Santarém e Sesimbra – e que é cofinanciado pelo programa PARTIS – Práticas Artísticas de Inclusão Social, da Fundação Calouste Gulbenkian. O espetáculo resulta de um convite estendido pelo artista Rui Catalão a três dos jovens que participaram na oficina de teatro Agora, Faz Tu!, promovida pela Artemrede em 2015 com o mesmo encenador. “E Agora Nós” é um “jogo das perguntas difíceis”, em que é proibido responder sim ou não, e que dá origem à partilha de histórias e memórias vivenciadas pelos atores. O espetáculo vai passar, até ao final do ano, por mais sete municípios associados da Artemrede:

Alcanena, Almada, Barreiro, Oeiras, Palmela, Santarém e Sesimbra.

Para crianças e jovens, a Artemrede propõe, a 22 de maio, no Cine­Teatro de Sobral de Monte Agraço, o projeto da associação Aqui Há Gato, “Ninhos, Teatro para Bebés”, que lembra que é bom crescer, e a 2 de junho, no Centro Comunitário de Águas de Moura, em Palmela, “Parece um Pássaro”, da associação cultural Addingtroubles, que conta a história de um menino que encontra um curioso chapéu.

Na área do projeto educativo a Artemrede irá promover, até julho, a oficina de treino vocal “A Voz Pública” pelo Teatro O Bando, em Sesimbra, workshops de construção de marionetas em Abrantes e Almada, e quatro oficinas de dança para crianças: “Banquete Dançante” de Marina Nabais (em Almada e Abrantes), “Bailateca, Livros que Dançam”, “Com uma Perna às Costas” e “Cores em Movimento” da companhia Carta Branca (também em Almada).

TEATRO

MEMÓRIAS PARTILHADAS

sáb  |  9 abr  |  21h30  |  ALCOBAÇA  |  Cine­Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro
sáb  |  16 abr  |  21h30  |  SOBRAL DE MONTE AGRAÇO  |  Cine­-Teatro

GUARDA ­MUNDOS

sáb  |  16 abr  |  16h00  |  BARREIRO  |  Auditório Municipal Augusto Cabrita
sáb  |  21 mai  |  21h30  |  MONTIJO  |  Cinema Teatro Joaquim d'Almeida
sáb  |  04 jun  |  21h30  |  SOBRAL DE MONTE AGRAÇO  |  Cine­Teatro

CRIANÇAS E JOVENS

NINHOS, TEATRO PARA BEBÉS

dom  |  22 mai  |  16h00  |  SOBRAL DE MONTE AGRAÇO  |  Cine­Teatro
sáb  |  03 jul  |  16h30  |  ALCANENA  |  Cine­-Teatro São Pedro

PARECE UM PÁSSARO

qui  |  2 jun  |  PALMELA  |  Centro Comunitário de Águas de Moura

COPRODUÇÕES

E AGORA NÓS

sex  |  06 mai  |  21h30  |  MOITA  |  Baixa da Banheira  |  Fórum Cult. José Manuel Figueiredo
sáb  |  07 mai  |  21h30  |  PALMELA  |  Poceirão  |  Centro Cultural do Poceirão

DANÇA

PLAY FALSE por |acsc|

sáb  |  30 abr  |  21h30  |  SOBRAL DE MONTE AGRAÇO  |  Cine­Teatro
sáb  |  16 jul  |  21h30  |  ALCOBAÇA  |  Cine­-Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro

PROJETO EDUCATIVO

AGORA, FAZ TU! (Apresentação Final)

sáb  |  2 abr  |  16h30  |  MOITA  |  Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira

BANQUETE DANÇANTE

sáb  |  16 abr  |  16h00  |  ALMADA  |  Solar dos Zangallos
qui  |  19 mai  |  10h30 e 14h30 ABRANTES  |  Palácio dos Governadores ­ Castelo

A VOZ PÚBLICA

sáb  |  16 abr  |  17 abr dom 15h00  |  SESIMBRA  |  Cineteatro Mun. João Mota

COM UMA PERNA ÀS COSTAS

sáb  |  14 mai  |  10h30 e 15h00  |  ALMADA  |  Feijó  |  Biblioteca José Saramago

BAILATECA, LIVROS QUE DANÇAM

sáb  |  11 jun  |  10h30 e 15h00  |  ALMADA  |  Monte da Caparica  |  Biblioteca Maria Lamas

CONSTRUÇÃO MARIONETAS DE FIO

qua  |  25 mai  |  10h30  |  ABRANTES  |  Cine­Teatro S. Pedro

CONSTRUÇÃO MARIONETAS DE LUVA

sáb  |  04 jun  |  11h00  |  ALMADA  |  Solar dos Zagallos

Modificado em%PM, %01 %586 %2016 %13:%Abr.

ARTEMREDE - Teatros Associados
Palácio João Afonso