×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 129

Planeamento Estratégico

O Planeamento Estratégico

Desde a sua criação que a Artemrede assume como bandeira a construção de pontes entre realidades díspares e visões distintas do mundo, mas com objetivos comuns de desenvolvimento cultural dos territórios e das populações. A drástica alteração das condições económicas, políticas e sociais desde 2005, paralelamente à vontade e à necessidade de corresponder a novas expectativas e explorar outros campos de intervenção no território, impulsionaram o lançamento de um processo de planeamento estratégico interno.

A consciência da dificuldade de antever a evolução do contexto em que opera, não dissuadiu a Artemrede de planear o  seu caminho. Pelo contrário, apostámos num planeamento estruturado, que respondesse a ambições de grande alcance e compreendesse as suas necessidades temporais de sedimentação. Este planeamento foi ancorado numa perspetiva temporal longa (2015-2020) e encarado como um desafio interno que viria a culminar na redação e apresentação pública, em primeiro lugar, das Orientações Estratégicas da Artemrede e, posteriormente, do Plano Estratégico e Operacional.

Este documento é fruto de um trabalho intenso de reflexão e discussão, no qual participaram todos os Municípios Associados da Artemrede, nos mais diversos níveis de responsabilidade na gestão autárquica. Este processo assentou ainda na premissa da abertura: realizou-se um Encontro de Reflexão Estratégica para o qual foram convidados stakeholders de todo o país, desde autarcas, a programadores, artistas, académicos, agentes sociais e culturais, produtores, dirigentes associativos e municipais, empresários e gestores culturais numa iniciativa inédita na história da Artemrede (e razoavelmente incomum, pelo menos no setor da cultura): debater publicamente os desafios com que se confronta, e apelar à responsabilidade coletiva pela construção de um plano estratégico que respondesse, efetivamente, às necessidades das pessoas, das organizações, das empresas e das instituições existentes na região.

Este posicionamento de abertura e transparência constituiu um passo essencial para afirmar de forma categórica que a Artemrede é um projeto de cooperação cultural que se entende a si próprio – e é cada vez mais reconhecido – como um pivot da inovação social no territórios concretos em que opera.

Com este reposicionamento promovemos uma Conferência Internacional a 12 de Fevereiro de 2015, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, na qual assinalámos 10 anos de atividade e apresentámos o Plano Estratégico e Operacional para 2015-2020, promovendo a reflexão e o debate em torno de dois eixos estruturantes da nossa ação: a programação cultural na ótica da mediação e as políticas culturais enquanto políticas públicas de desenvolvimento dos territórios.
 

O PLANO ESTRATÉGICO
E OPERACIONAL 2015-2020

O Plano Estratégico da Artemrede para o período de 2015 a 2020 assenta em seis eixos estruturantes sobre os quais se sustenta a atuação da rede: Território, Política, Artes, Conhecimento, Cooperação e Sustentabilidade. A estas palavras-chave correspondem 10 prioridades estratégicas, 16 propostas de ação e 60 indicadores a analisar na avaliação intercalar de 2017.

Prioridades Estratégicas para 2015-2020:

  1. Inscrever a cultura no centro das políticas governativas
  2. Integrar estratégias de desenvolvimento territorial local
  3. Qualificar a atividade cultural dos Associados da Artemrede
  4. Reforçar os laços da cultura e das artes com o território e a população
  5. Abrir a Artemrede ao exterior e crescer de forma criteriosa e governável
  6. Garantir a sustentabilidade económica da Artemrede
  7. Melhorar a governança e o planeamento estratégico
  8. Implementar uma estratégia de comunicação mais ágil, acessível e de notoriedade
  9. Desenvolver iniciativas de formação especializada e de aprendizagem contínua
10. Desencadear um processo de internacionalização

Leia a versão integral do Plano Estratégico da Artemrede aqui.

Mais nesta categoria: « Atividades
Newsletter
ARTEMREDE - Teatros Associados
Palácio João Afonso
Rua Miguel Bombarda, 4 R/C
2000-080 Santarém
Portugal
T. 243 322 050 / 243 321 878

Log in