×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 129

Artemrede

ARTEMREDE

Missão

A ARTEMREDE é um projeto de cooperação cultural com 12 anos de atividade ininterrupta, atualmente constituído por 15 municípios, agregando e fazendo interagir cidades com diferentes escalas. Trabalha a especificidade dos territórios através do apoio à criação artística, à programação cultural em rede, à qualificação e formação e às estratégias de mediação cultural. 

História

Em 2003, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) iniciou um estudo que visava a identificação dos meios adequados para dinamizar e qualificar os cineteatros e outros equipamentos culturais daquela região que haviam sido reabilitados no início do século XXI. O estudo propôs a criação de uma rede que ligasse os vários equipamentos e que desse resposta às necessidades de qualificação, assistência técnica e desenvolvimento sentidas pelas autarquias no âmbito da oferta cultural.

A 4 de janeiro de 2005, a Artemrede constituiu-se formalmente como associação cultural sem fins lucrativos e elegeu a programação e a formação como áreas de intervenção privilegiadas. Desde então, a Artemrede contribui para que os equipamentos dos seus associados tenham uma oferta cultural regular, coproduz espetáculos, organiza ações de formação especializada, desenvolve diversos projetos comunitários e outras iniciativas que envolvem agentes culturais e públicos distintos.

No final de 2008, a Artemrede elaborou um primeiro Plano Estratégico até 2015. Em 2014, impulsionada pela vontade de desenvolver novas linhas de ação e explorar outras áreas de intervenção na sociedade, a Artemrede inicia um segundo processo de reflexão estratégica. O resultado foi o desenho do Plano Estratégico e Operacional (POE) 2015-2020, apresentado em fevereiro de 2015 durante a conferência internacional Políticas Culturais para o Desenvolvimento, durante a qual se comemorou o 10º aniversário da rede.

Em 2016, a Artemrede organizou o seu 1º Fórum Político e deu um primeiro passo no processo de internacionalização ao ganhar uma candidatura que apresentara ao programa Europa Criativa para a implementação do projeto A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS.

Em 2017 são já 15 os municípios que se juntaram à Artemrede. Uma das decisões do PEO foi o crescimento sustentado da rede, dando prioridade à densificação no território aproximadamente definido entre Pombal, Elvas e Sines.

15 municípios: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar.

População abrangida: cerca de 1 milhão e 360 mil habitantes
Território de Intervenção: 3500 km2 distribuídos de Pombal a Palmela
Espaços de apresentação: Mais de 20 teatros, objeto de requalificação arquitectónica recente; 110 equipamentos culturais de proximidade 

Desde 2005 colaboraram com a Artemrede quase 300 companhias e artistas, foram realizadas cerca de 1500 apresentações, de 300 espetáculos e mais de 450 atividades educativas. 180 mil espectadores assistiram ou participaram nas atividades desenvolvidas pela Artemrede.Em 2017 opera com um orçamento de 763 mil euros, correspondendo 305 mil ao investimento direto dos seus Associados por via das quotas e o restante à capacidade da rede de angariar outras receitas. O retorno do investimento municipal é, assim, de 250%, ou seja, por cada euro investido cada Associado recebe, em média, 2,5 € em serviços.*

*Este cálculo inclui o acesso à programação, formação, comunicação, iniciativas transversais e suporte técnico e estratégico.  

Newsletter
ARTEMREDE - Teatros Associados
Palácio João Afonso
Rua Miguel Bombarda, 4 R/C
2000-080 Santarém
Portugal
T. 243 322 050 / 243 321 878

Log in