Elisa Pérez Babo nasceu no Porto, em 1957. Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (1980) e concluiu, em 2010, o mestrado (pré-Bolonha) em Planeamento do Território – Inovação e Políticas de Desenvolvimento, pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Cultura e Desenvolvimento: novos desafios para as políticas urbanas”. Foi técnica da Comissão de Coordenação da Região do Norte entre 1981 a 1991, e durante um largo período técnica da Divisão de Estudos Sociais e Culturais. Entrou para a Quaternaire Portugal em 1997, onde é actualmente Presidente do Conselho de Administração. Desenvolve trabalhos de consultoria nos domínios dos projectos e políticas culturais, do desenvolvimento local e regional e das políticas urbanas. Foi docente na Escola Superior de Educação – IPP (1996 a 2003) e na Universidade Lusófona do Porto (2008 a 2016) em cursos de licenciatura na área cultural. Integrou (2007/2008) o Grupo de Missão para preparação da Candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura 2012 e foi Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Museu do Douro (2009-2014). É autora de vários artigos e comunicações em seminários.
Presidente da Câmara Municipal de Évora; Membro do Conselho Geral da Associação de Municípios Portugueses; Membro do Conselho Nacional da Água; Membro do Comité das Regiões da União Europeia.
Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade de Évora, áreas de Política Económica, História do Pensamento Económico e Economia da Integração Europeia. Trabalhos publicados em domínios como a organização da atividade económica e o emprego, a organização e o financiamento do Poder Local, a regionalização.
Diretor da DGARTES desde fevereiro de 2019.
Licenciado em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade da Beira Interior e Mestre em Ciências da Fala pela Universidade de Aveiro com uma tese sobre “As emoções na fala”. Exerceu funções de animador e programador cultural na Casa de Cultura da Juventude da Guarda/FAOJ (1979-1989) e na Câmara Municipal da Guarda (1989-2005), tendo sido Diretor do Teatro Municipal da Guarda (2005-2013) e Coordenador da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (2015-2018). Foi um dos fundadores do coletivo Aquilo Teatro, da Associação Luzlinar e do Calafrio, Associação Cultural / Teatro do CalaFrio. Coordenou os cadernos de poesia Aquilo (1982-1997) e foi co-director da revista Boca de Incêndio (2004-2006), entre outras publicações. Em 2011 recebeu a medalha de mérito cultural atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal. É poeta, ator, encenador, performer (na área da poesia sonora) e programador cultural.
Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade da Beira Interior. Mestre em Museologia pela Universidade Lusófona. Doutorada em Estudos Culturais, pela Universidade de Aveiro.
Entre 1995 e 2018 exerceu funções no Município de S. João da Madeira. Foi Chefe de Divisão de Cultura neste município entre 2009 e 2018, assumindo a direção e gestão de recursos humanos, gestão cultural e a gestão científica das instituições culturais da cidade (Biblioteca Municipal, Museu da Chapelaria e Museu do Calçado, Paços da Cultura e Casa da Criatividade). Entre 2011 e 2015 assumiu ainda a função de Diretora Executiva da Oliva Creative Factory, um centro cultural e criativo multidisciplinar. Desde 2019 assume a função de Diretora Regional de Cultura do Centro.
Em 2014, integrou o Núcleo de Investigação em Políticas Culturais, da Universidade do Minho, sendo autora de várias publicações e artigos e palestrante em cursos, seminários e colóquios, nacionais e internacionais.
Ricardo Rio assume funções como Presidente da Câmara Municipal de Braga desde 2013, foi vereador na Câmara Municipal de Braga entre 2005 e 2013 e foi membro da Assembleia Municipal de Braga, no mandato de 2001 a 2005.
Atualmente é Presidente da Direcção da Associação transfronteiriça de municípios “Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular”, é Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado e preside aos Conselhos de Administração das Empresas Municipais Theatro Circo e InvestBraga. É membro da rede do Comité Executivo da EUROCITIES, membro do Comité Executivo do Global Parliament of Mayors, membro do Comité das Regiões, e membro da direção da ATP – Associação de Turismo do Porto.
Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, desde
outubro de 2020; Vogal Executiva do Programa Operacional Regional do Centro desde fevereiro de 2010 até Janeiro 2020; Presidente da Câmara Municipal de Leiria de janeiro de 1998 a outubro de 2009; Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANMP – Associação Nacional de Municípios
Portugueses; Presidente do Conselho de Administração dos SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria; Vogal da Direção e Conselho de Decisão Leader+/ADAE e Presidente da Assembleia Geral –
Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura; Presidente do Conselho Diretivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral; Presidente e Vogal da Junta da Área Metropolitana de Leiria; Presidente e Vogal do Conselho de Administração e Presidente da Assembleia Intermunicipal
da Associação de Municípios da Alta Estremadura; Presidente e Vogal do Conselho de Administração da Agência de Energia Enerdura; Vogal da Comissão Executiva da Região de Turismo Leiria/Fátima; Vogal do Conselho de Administração da Sociedade LeiriaPolis; Vogal do Conselho de Administração da SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis S.A.: Secretária da Mesa da Assembleia Geral e Vogal da Comissão de Vencimentos da Valorlis –
Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.; Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI); Membro da Assembleia de Freguesia de Leiria.
Nascida em Viena de Áustria em 1968, muda-se para Portugal em 1975, onde faz todo o seu percurso académico. Reside em Lisboa e tem 53 anos. Frequentou o Curso Superior de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa. Frequentou também o curso de Estudos Teatrais na Sorbonne de Paris. Até à sua eleição como Presidente da Câmara Municipal de Almada, era Vice-presidente da Fundação Inatel e diretora do Teatro da Trindade Inatel. Foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Campo de Ourique, no mandato 2013-2017. Envolveu-se pela primeira vez na política ativa em 1995 como Mandatária da Juventude na primeira eleição do Presidente Jorge Sampaio. Foi também mandatária nacional pelo Partido Socialista nas eleições europeias de 2009 e nesse mesmo ano foi eleita deputada da Assembleia da República Portuguesa. Entre 2009 e 2016 foi Deputada na Assembleia da República, eleita pelo Partido Socialista pelo Distrito de Lisboa e pelo Distrito de Setúbal, tendo pertencido à Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto; Comissão da Educação, Ciência e Cultura; Comissão de Trabalho e Segurança Social; Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias (suplente); assim como Subcomissão de Ética. Foi por duas vezes Vice-Presidente da Bancada do Partido Socialista e integrou os grupos interparlamentares de amizade Portugal-França, do qual foi Presidente e Vice-Presidente, e o grupo interparlamentar de amizade Portugal-Japão. Pertenceu sempre ao Conselho de Direção do Canal Parlamento. Fez parte da delegação parlamentar da OSCE, Organização para a Segurança e Cooperação da Europa. Para além do seu percurso político, esteve desde sempre ligada ao cinema e teatro, tendo participado como atriz em inúmeras longas-metragens em Portugal e no estrangeiro, com realizadores como Pedro Costa, João Botelho, Jacques Rivette, Joaquim Pinto, José Fonseca e Costa, entre outros.
Carlos Humberto de Carvalho nasceu no Barreiro, em 18 de abril de 1951.
Autarca desde 1993, quando foi eleito para a Assembleia Municipal do Barreiro, foi depois Presidente da Câmara Municipal do Barreiro por três mandatos, de 2005 a 2017.
Foi Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa entre 2006 e 2013.
É Primeiro-secretário Metropolitano da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa, desde 13 de dezembro de 2017.