Introduction

RESHAPE – projeto de reinvenção em curso

IMPULSO | Desafio #4: Cultura e Cooperação
10 JUN | 11H30 | DEBATE
Facebook & Youtube

RESHAPE – projeto de reinvenção em curso

"RESHAPE: Reflect, Share, Practice, Experiment” é um projeto europeu de investigação e desenvolvimento que reuniu artistas, profissionais e organizações culturais com vista à criação de novos modelos organizacionais e formas alternativas de trabalho conjunto. Prestes a terminar, e com um livro e vários protótipos para partilhar, vamos conhecer as suas propostas de resposta a diversos desafios atuais, que alinham justiça, solidariedade e sustentabilidade nas artes.

Anikó Rácz

Território: Video8
Anikó é gestora artística, coach e consultora baseada em Budapeste, Hungria. Atualmente, assume o cargo de gestora de relações internacionais e desenvolvimento estratégico no SÍN Arts Centre (www.sinarts.org), um espaço de produção para apoio e desenvolvimento de artistas independentes de dança contemporânea. É também responsável pela programação e produção do espaço de Teatro e Dança do Festival Sziget (www.sziget.hu), o segundo maior festival cultural de grande escala da Europa. Entre 2014 e 2020, liderou a dunaPart (www.dunapart.net), a plataforma bianual húngara de artes performativas. Entre 2019 e 2021 trabalha como Reshaper no projeto internacional Reshape (www.reshape.network). É membro do conselho consultivo do IETM (www.ietm.org) desde 2017. Desempenha um papel ativo no pensamento estratégico das dinâmicas e transições do setor das artes na Hungria e a nível internacional. As suas atividades de gestão artística são apoiadas pela sua prática como coach certificada, consultora e facilitadora de equipas. Está a treinar vários artistas no desenvolvimento das suas carreiras, bem como coletivos de artes para o desenvolvimento organizacional, promoção de melhores colaborações e gestão de produções. Regularmente conduz workshops sobre gestão de produções, parcerias e relações internacionais. O seu principal foco de interesse é a relação delicada do artista e produtor / empresário, bem como o apoio ao trabalho colaborativo de coletivos para o desenvolvimento de projetos artísticos e colaborações sustentáveis.

Maria Vlachou

Território: Video8
Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Directora Executiva da
associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participou no projecto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os
programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020).
Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).

Marta Keil

Território: Video8
Marta Keil é curadora de artes performativas, dramaturga e investigadora, baseada em Varsóvia, Polónia. Concentra a sua prática curatorial e de pesquisa em possíveis modelos alternativos de organização institucional e na redefinição de modos de trabalhar transnacionalmente. Desde 2019, co-dirige o Performing Arts Institute em Varsóvia, uma organização independente que visa desenvolver o campo independente das artes performativas na Polónia. Trabalha frequentemente numa parceria curatorial Reskeil com Grzegorz Reske, recentemente têm programado, juntamente com Tim Etchells, o “Common Ground”, uma temporada em Komuna Warszawa (2020). Marta tem trabalhado como curadora e dramaturga com, por exemplo, Agnieszka Jakimiak, Lina Majdalanie, Rabih Mroué, She She Pop, Agata Siniarska, Jagoda Szelc, Ana Vujanović. Ensina prática curatorial e crítica institucional na Jagiellonian University, Cracóvia e na SWPS University, Varsóvia. Editora de vários livros, incluindo “Coreografia: Autonomias” (2019), “Coreografia: Política” (2018) e “Recuperando o Óbvio: na Instituição do Festival” (2017). Possui um Doutoramento em Estudos Culturais.

Milica Ilic

Território: Video8
Milica Ilic é uma profissional da cultura especializada em cooperação transnacional, em particular em artes performativas contemporâneas. Na Onda, a organização francesa para a circulação das artes performativas, ela coordena o RESHAPE, um projeto experimental de pesquisa e desenvolvimento que busca reimaginar os modelos organizacionais do setor das artes na Europa e no sul do Mediterrâneo. Anteriormente consultora Internacional na Onda, Gestora de Comunicação e Administração do IETM, rede internacional de artes performativas contemporâneas e Gestora de Projetos na Universidade de Artes de Belgrado. Como consultora independente, trabalhou em vários projetos de cooperação internacional, formação, pesquisa e avaliação no campo da cultura.

Vânia Rodrigues

Território: Video8
Gestora Cultural, investigadora e consultora nas áreas de planeamento estratégico e gestão cultural. Licenciada em Estudos Europeus (FLUP, 2001) e Mestre em Políticas Culturais e Gestão Cultural pela City University of London (2009). Actualmente, finaliza tese de doutoramento em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos, na Universidade de Coimbra. É Investigadora-Colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20/UC.
Foi responsável pela estratégia, gestão e circulação internacional da companhia mala voadora, e pela co-programação do espaço próprio da companhia (2013-2018). Foi Assessora Estratégica da Artemrede”. Intervém regularmente enquanto professora/formadora em gestão e produção cultural, planeamento estratégico e gestão de projectos, bem como enquanto curadora, oradora e moderadora em diversas conferências e debates, de carácter profissional e/ou científico. Em 2020 editou “AS PRODUTORAS – Produção e Gestão Cultural em Portugal. Trajectos Profissionais (1990-2019)”.
Português