SETEMBRO'21 a JANEIRO'22
uma iniciativa de educação patrimonial concebido pelo Teatro Meia Volta e depois à esquerda quando eu disser.
O património pelo olhar de quem o habita.
Com recurso a metodologias expressivas e de cariz artístico, PATRI…KÊ? pretende desenvolver o conhecimento e a valorização do património cultural de cada território. O projeto é realizado, em cada ano, por dois municípios que elegem uma das suas escolas e com elas selecionam o objeto patrimonial a apresentar.
Os participantes são alunos de diversas idades e tipologias de ensino, que são apoiados por professores de diferentes disciplinas.
Ao longo das sessões de trabalho, os jovens, orientados pela equipa artística e pelos seus professores, pesquisam, entrevistam interlocutores e exploram a História local. Nos últimos encontros, assumem-se como Guias Extraordinários e apresentam os espaços patrimoniais às respetivas comunidades, promovendo a valorização coletiva do património cultural material e imaterial das comunidades.
Artista: TEATRO MEIA VOLTA E DEPOIS À ESQUERDA QUANDO EU DISSER
Género Artístico: Multidisciplinar | Educação e património
O teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser (TMV) foi fundado em 2006, no Porto, tendo funcionado enquanto companhia de teatro durante vários anos. Neste contexto e sob a direção artística de Alfredo Martins, foram produzidos diversos espetáculos, dos quais se destacam: O Nome das Ruas (2008), URBANIA (2010), Nacional-Material, Paisagem com Argonautas (2011) e OZZZZZ (2013). Desde 2016, o TMV sofreu uma reestruturação e passou a funcionar como uma estrutura de produção cultural, produzindo o trabalho de diversos artistas e ainda projetos na área do desenvolvimento de públicos. Os artistas associados do TMV são Alfredo Martins, Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas, Luís Godinho e Sara Duarte.
A ARTEMREDE e PATRI...KÊ? a percorrer territórios:
:: 2017 ::
ALCOBAÇA Os alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto deram a conhecer o Mosteiro de Santa Maria de Coz aos colegas pombalenses.
POMBAL E os alunos do 11º ano da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, apresentaram o Castelo de Pombal aos alunos e Alcobaça.
:: 2018 ::
ABRANTES Os alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, deram a conhecer o património imaterial mais significativo das Mouriscas, o azeite, guiando os seus visitantes 4 pelo Lagar de Azeite da EPDRA.
ALCANENA Os Guias Extraordinários da Escola Secundária de Alcanena apresentaram o Centro Histórico da Vila, onde destacaram o património edificado do início do século XX, sublinhando a ligação de Alcanena ao movimento republicano coevo.
:: 2019 ::
TOMAR Alunos do 10º ano do curso de Turismo da Escola Secundária Sta Maria do Olival desvendaram o património histórico da Sinagoga de Tomar.
SOBRAL DE MONTE AGRAÇO E a turma do 11º ano do curso de Turismo da Escola Básica 2,3/Secundária guiou os visitantes pelo coração da sua vila, o Centro Histórico de Sobral de Monte Agraço.
:: 2021 ::
Em 2021, os alunos do 9ªano da Escola EB23 Pintor Almada Negreiros em Lisboa, deram a conhecer o Campo das Amoreiras, e a Quinta Alegre - Palácio do Marquês do Alegrete aos seus colegas, amigos e convidados, enquanto os alunos do 10º Ano do Curso Animação Turística da Escola Secundária Aquilino Ribeiro Porto Salvo em Oeiras guiaram os seus visitantes pela Quinta de Cima do Marquês de Pombal e a Cascata dos Gigantes.
Informações e Bilheteiras
A lotação de cada visita guiada é limitada. Recomendamos que se informe atempadamente sobre possibilidade de participação junto dos municípios que acolhem a iniciativa.
Agradecemos a colaboração de todos para seguirem as normas e recomendações indicadas pelos responsáveis por cada visita.
Boas visitas extraordinárias!
Alcobaça
Pombal
Abrantes
Alcanena
TOMAR
SOBRAL DE MONTE AGRAÇO
Fotografia: teatro meio volta e depois à esquerda quando eu disser
PATRI…KÊ? – Visitas Extraordinárias por Guias Extraordinários é uma iniciativa que integra o projeto OUTROS CENTROS, cofinanciado pelo Centro 2020 | Programa Operacional Regional do Centro.