Mural de arte urbana

Montijo

Montijo no Mapa

 

 

TERRITÓRIO E COMUNIDADE

O concelho do Montijo apresenta-se hoje como um município dinâmico, moderno, ideal para conhecer, investir, viver e visitar.
Conhecer a sua história secular que está intensamente ligada ao Rio Tejo e, por isso, terra de pescadores; o seu passado enquanto Aldeia Galega do Ribatejo e a sua importância e desenvolvimento que justificou a atribuição de foral em 15 de setembro de 1514 pelo rei D. Manuel I; a estória da sua transição, em 6 de julho de 1930, de Aldeia Galega para vila do Montijo e a sua ascensão a cidade em 14 de agosto de 1985.
Investir num concelho dinâmico, empreendedor, onde as vias de comunicação favorecem o acesso a qualquer ponto do país e a Espanha, facilitando a instalação de investimentos na área da logística; um concelho onde o passado industrial continua a ser, ainda, presente, com uma forte implementação de empresas agrícolas, suiniculturas, indústrias de transformação de carne e, particular destaque, à floricultura com o Montijo a ser o maior produtor de gerberas da Península Ibérica.
Viver num concelho dividido em duas áreas com ofertas distintas: do lado oeste, o concelho proporciona uma zona mais urbana com construção imobiliária de qualidade; do lado este encontra a zona rural e pode optar por viver no campo e desfrutar da tranquilidade da natureza; viver num concelho com localização privilegiada na Área Metropolitana de Lisboa e com vasta oferta educativa.
Visitar o seu património edificado, registo da memória e identidade local: a Igreja Matriz, o santuário e Igreja da Atalaia, o Museu Agrícola; passear na Frente Ribeirinha ou no Parque Municipal; visitar o lado mais rural do concelho e conhecer o Colonato de Pegões, apreciar os vinhos da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro, desfrutar da oferta hoteleira de qualidade e de um património ambiental e natural de grande valor.

PROJETOS ARTEMREDE ATUAIS

 

  • Festival Manobras
Português