Se tivéssemos a oportunidade de montar um mundo novo, com o cuidado de quem cozinha uma receita nova pela primeira vez e quer que saia o melhor possível, como seria?
Esta foi a primeira pergunta colocada a dois grupos de duas comunidades: uma na Moita (Portugal), outra em Narbonne (França). Em conjunto, imaginámos como seria a organização deste mundo, como seria a sua língua, a sua forma, as suas cores, os seus trajes, o seu movimento, a sua canção, o seu nome, a sua bandeira. Um mundo fazível, criado com o contributo do universo individual de cada participante.
Analisámos muitas propostas existentes, desde as ficcionais às efetivamente implementadas, as mais distantes e mais próximas do atual, as mais elaboradas e as mais simples e todas têm traços comuns. Todas acabam por falhar no seu tempo de existência ou no seu propósito. Na melhor das hipóteses, continua-se a escrever, a debater e a tentar chegar a uma ideia de como viver melhor. E isso, é bom. Mas continuamos com a mesma questão, é possível um mundo melhor?
Temos mil repostas porque somos mil também, e por isso, não sabemos a resposta certa. Sabemos que todas estas propostas de mundos melhores têm a felicidade como último reduto. Será assim a felicidade um bem tão precioso para ser vendido tão abundantemente? E se decidíssemos, apenas, ser felizes a partir deste preciso momento? Então vamos ser felizes. Sem concessão. HappyMerryJoyYay! parte desta decisão e de uma extrapolação de possibilidades com o bom senso mais livre possível.
HAPPYMERRYJOYYAY! é uma coprodução inserida no projeto europeu Stronger Peripheries: a Southern Coalition
Apresentação em Territórios ARTEMREDE:
MOITA | Fórum Cultural José Manuel Figueiredo |
16 Setembro 2022 | 21:30
17 Setembro 2022 | 21:30
LISBOA | Auditório da Biblioteca de Marvila
16 Novembro 2022 | 20:00
Artista: Inês Jacques
Género Artístico: Teatro | Dança
Classificação etária: M/6
Duração: 60 minutos
direcção artística, coreografia: inês jacques interpretação e co-criação: bruno alves, yana suslovets e participantes das comunidades da moita: cátia jacinto, germano nobre e luísa mucauru, e de narbonne: adeline pengam, axel mur e nicole barthes música: miguel fonseca textos: colectivos cenários e figurinos: carlos guerreiro, inês jacques e cíntia mateus da silva (participante Moita) maquilhagem: samira plas (participante Narbonne) direcção técnica, desenho de luz: paulo santos produção: zut! co-produção: ARTEMREDE (PT) em parceria com o Município da Moita e pela OCCITANIE EM SCÈNE (FR) em parceria com Théâtre + Cinema – Scène Nationale Grand Narbonne, no âmbito do projecto Stronger Peripheries: A Southern Coalition, projecto co-financiado pelo programa Creative Europe da União Europeia. Agradecimentos: participantes da Moita e Narbonne Agradecimento especial: Eduardo Rodrigues Fotografia: Gregoire Briancon
Informações e Bilheteira
A lotação de cada espetáculo é limitada e requer a reserva e/ou levantamento prévio de bilhetes.
A aquisição de bilhetes deve ser feita nas bilheteira habituais de cada espaço de apresentação. Recomendamos que se informe atempadamente sobre a aquisição de bilhetes para os contactos disponibilizados abaixo.
Agradecemos a colaboração de todos para seguirem as normas e recomendações indicadas pelos responsáveis de cada espaço de apresentação.
Bom espetáculo!
MOITA
Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
(+351) 210 888 900 | forum.cultural.jmf@mail.cm-moita.pt
3a a Sáb., das 14:30 às 19:30
Dias de espetáculo/cinema: 1hora antes da sessão; encerra com o início da sessão.
LISBOA
Biblioteca de Marvila
Rua António Gedeão | (+351) 218 173 000
Entrada livre mediante reserva: bib.marvila@cm-lisboa.pt
A bilheteira abre 1 hora antes do início dos espetáculos.
As reservas não levantadas até 15 minutos antes do início da sessão serão consideradas nulas.