CAPACITAR
Os projetos, iniciativas e programação ARTEMREDE apontam sempre ao desenvolvimento de competências, das equipas municipais aos espectadores, envolvendo artistas, mediadores e autarcas.
Em 2020 estão ativos 5 projetos, dois deles integrados em projetos europeus, que pressupõem ações de capacitação junto de dezenas de agentes culturais.
PROGRAMAR
Programar em rede é promover sinergias e colocar em diálogo territórios e agentes culturais diversos. A programação ARTEMREDE é construída por vários atores e através de múltiplos momentos de reflexão e discussão com os programadores locais. Anualmente é lançada uma convocatória para artistas nacionais e internacionais poderem apresentar as suas propostas à programação da rede.
Em 2020/2021 a programação ARTEMREDE tem um foco nas artes performativas, abrangendo 50 espetáculos, 129 apresentações em 20 territórios. Atenção especial para públicos infantojuvenis, artes de rua e projetos de ativação de património, material e imaterial.
AGIR
Uma rede de municípios e agentes culturais tem a responsabilidade e a vontade de contribuir para políticas integradas que beneficiem as comunidades. Assumimos em permanência o papel de catalisador de projetos para o desenvolvimento de políticas culturais locais.
A partir de 2020 concretizamos o Compromisso Cultura 2030, uma iniciativa intermunicipal para apresentar uma Carta de Compromisso conjunta sobre a Cultura enquanto pilar do desenvolvimento sustentável.