Vânia Rodrigues

Território: Video8
Gestora Cultural, investigadora e consultora nas áreas de planeamento estratégico e gestão cultural. Licenciada em Estudos Europeus (FLUP, 2001) e Mestre em Políticas Culturais e Gestão Cultural pela City University of London (2009). Actualmente, finaliza tese de doutoramento em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos, na Universidade de Coimbra. É Investigadora-Colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20/UC.
Foi responsável pela estratégia, gestão e circulação internacional da companhia mala voadora, e pela co-programação do espaço próprio da companhia (2013-2018). Foi Assessora Estratégica da Artemrede”. Intervém regularmente enquanto professora/formadora em gestão e produção cultural, planeamento estratégico e gestão de projectos, bem como enquanto curadora, oradora e moderadora em diversas conferências e debates, de carácter profissional e/ou científico. Em 2020 editou “AS PRODUTORAS – Produção e Gestão Cultural em Portugal. Trajectos Profissionais (1990-2019)”.

Amarelo Silvestre

Território: Video2
Fernando Giestas (Jornalista para sempre, dramaturgo) e Rafaela Santos (Actriz, Encenadora e Formadora de Teatro) constituiram a companhia de teatro Amarelo Silvestre em 2009, que concretiza as suas actividades a partir de Canas de Senhorim, Município de Nelas. Teatro contemporâneo criado em contexto semi-urbano, atento ao mundo e à vida. Destaque para a dramaturgia em língua portuguesa e para o corpo coreográfico do intérprete em cena. Palavra e corpo: dois pilares do propósito artístico da Amarelo Silvestre.

Elisa Babo

Território: Video10
Elisa Pérez Babo nasceu no Porto, em 1957. Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (1980) e concluiu, em 2010, o mestrado (pré-Bolonha) em Planeamento do Território – Inovação e Políticas de Desenvolvimento, pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Cultura e Desenvolvimento: novos desafios para as políticas urbanas”. Foi técnica da Comissão de Coordenação da Região do Norte entre 1981 a 1991, e durante um largo período técnica da Divisão de Estudos Sociais e Culturais. Entrou para a Quaternaire Portugal em 1997, onde é actualmente Presidente do Conselho de Administração. Desenvolve trabalhos de consultoria nos domínios dos projectos e políticas culturais, do desenvolvimento local e regional e das políticas urbanas. Foi docente na Escola Superior de Educação – IPP (1996 a 2003) e na Universidade Lusófona do Porto (2008 a 2016) em cursos de licenciatura na área cultural. Integrou (2007/2008) o Grupo de Missão para preparação da Candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura 2012 e foi Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Museu do Douro (2009-2014). É autora de vários artigos e comunicações em seminários.

Carlos Pinto de Sá

Território: Video10
Presidente da Câmara Municipal de Évora; Membro do Conselho Geral da Associação de Municípios Portugueses; Membro do Conselho Nacional da Água; ​Membro do Comité das Regiões da União Europeia​.
Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade de Évora, áreas de Política Económica, História do Pensamento Económico e Economia da Integração Europeia. Trabalhos publicados em domínios como a organização da atividade económica e o emprego, a organização e o financiamento do Poder Local, a regionalização.

Américo Rodrigues

Território: Video10
Diretor da DGARTES desde fevereiro de 2019.
Licenciado em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade da Beira Interior e Mestre em Ciências da Fala pela Universidade de Aveiro com uma tese sobre “As emoções na fala”. Exerceu funções de animador e programador cultural na Casa de Cultura da Juventude da Guarda/FAOJ (1979-1989) e na Câmara Municipal da Guarda (1989-2005), tendo sido Diretor do Teatro Municipal da Guarda (2005-2013) e Coordenador da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (2015-2018). Foi um dos fundadores do coletivo Aquilo Teatro, da Associação Luzlinar e do Calafrio, Associação Cultural / Teatro do CalaFrio. Coordenou os cadernos de poesia Aquilo (1982-1997) e foi co-director da revista Boca de Incêndio (2004-2006), entre outras publicações. Em 2011 recebeu a medalha de mérito cultural atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal. É poeta, ator, encenador, performer (na área da poesia sonora) e programador cultural.

Victor Hugo Pontes

Território: Video3
É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela FBAUP, Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Tem o curso profissional de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Em 2004, fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação C. Gulbenkian e, em 2006, o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e Itália. Como criador, inicia-se em 2003 com o trabalho Puzzle, apresentando as suas criações por todo o país e internacionalmente. Das suas mais recentes criações como encenador/coreógrafo destaca: Margem (2018), Drama (2019), Madrugada para a CNB (2019) e Os Três Irmãos (2020). Em 2007, venceu o 1.o Prémio com Ícones no 2nd International Choreography Competition Ludwigshafen 07 – No ballet, Alemanha. Em 2017 foi bolseiro da Fundação C. Gulbenkian, no programa DanceWeb do Festival ImPulsTanz, Viena. Em 2019 venceu o Prémio SPA na categoria de Dança – Melhor Coreografia, com o espectáculo Margem. É, desde 2009, o Diretor Artístico da Nome Próprio – Associação Cultural.

Suzana Menezes

Território: Video10
Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade da Beira Interior. Mestre em Museologia pela Universidade Lusófona. Doutorada em Estudos Culturais, pela Universidade de Aveiro.
Entre 1995 e 2018 exerceu funções no Município de S. João da Madeira. Foi Chefe de Divisão de Cultura neste município entre 2009 e 2018, assumindo a direção e gestão de recursos humanos, gestão cultural e a gestão científica das instituições culturais da cidade (Biblioteca Municipal, Museu da Chapelaria e Museu do Calçado, Paços da Cultura e Casa da Criatividade). Entre 2011 e 2015 assumiu ainda a função de Diretora Executiva da Oliva Creative Factory, um centro cultural e criativo multidisciplinar. Desde 2019 assume a função de Diretora Regional de Cultura do Centro.
Em 2014, integrou o Núcleo de Investigação em Políticas Culturais, da Universidade do Minho, sendo autora de várias publicações e artigos e palestrante em cursos, seminários e colóquios, nacionais e internacionais.

Sofia Figueiredo

Território: Video3
Sofia Figueiredo nasceu e vive no Barreiro. É técnica na Câmara Municipal da Moita, onde desempenha funções na Divisão de Cultura, com responsabilidades na programação e gestão do Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira. Acompanha o desenvolvimento do projecto Tocá Rufar nas escolas e a orquestra Tocá Rufar, assim como outros projetos na área da cultura, incluindo a programação de cinema no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.
Licenciatura em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e mestrado em Educação Artística, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Rui Telmo Gomes

Território: Video1, Video3
Rui Telmo Gomes é investigador integrado do CIES-Iscte. Doutorado em Sociologia (2013, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa). Desenvolve investigação nos domínios da sociologia da arte e cultura, privilegiando temas como: processos artísticos participativos; profissões artísticas e do setor criativo; políticas culturais. É membro da equipa do OPAC – Observatório Português das Atividades Culturais.

Ricardo Rio

Território: Video10
Ricardo Rio assume funções como Presidente da Câmara Municipal de Braga desde 2013, foi vereador na Câmara Municipal de Braga entre 2005 e 2013 e foi membro da Assembleia Municipal de Braga, no mandato de 2001 a 2005.
Atualmente é Presidente da Direcção da Associação transfronteiriça de municípios “Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular”, é Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado e preside aos Conselhos de Administração das Empresas Municipais Theatro Circo e InvestBraga. É membro da rede do Comité Executivo da EUROCITIES, membro do Comité Executivo do Global Parliament of Mayors, membro do Comité das Regiões, e membro da direção da ATP – Associação de Turismo do Porto.

Pedro Costa

Território: Video6
Pedro Costa é Professor Associado do Departamento de Economia Política do Iscte (Instituto Universitário de Lisboa) e diretor do DINAMIA’CET_iscte, onde coordena o grupo de investigação “Cidades e Territórios”. Economista, doutorado em Planeamento Regional e Urbano, tem trabalhado sobretudo nas áreas da economia da cultura e do planeamento e desenvolvimento territorial, focando a sua investigação, entre outros aspetos, no papel das atividades culturais no desenvolvimento territorial, nas relações das dinâmicas criativas com o território, ou nas estratégias de promoção do desenvolvimento local.

Milica Ilic

Território: Video8
Milica Ilic é uma profissional da cultura especializada em cooperação transnacional, em particular em artes performativas contemporâneas. Na Onda, a organização francesa para a circulação das artes performativas, ela coordena o RESHAPE, um projeto experimental de pesquisa e desenvolvimento que busca reimaginar os modelos organizacionais do setor das artes na Europa e no sul do Mediterrâneo. Anteriormente consultora Internacional na Onda, Gestora de Comunicação e Administração do IETM, rede internacional de artes performativas contemporâneas e Gestora de Projetos na Universidade de Artes de Belgrado. Como consultora independente, trabalhou em vários projetos de cooperação internacional, formação, pesquisa e avaliação no campo da cultura.

Marta Llobet

Território: Video5
Marta Llobet é investigadora na Comissão de Cultura de Cidades Unidas e Governos Locais (CGLU) desde 2017. Desenvolve a tarefa de advocacia da Comissão a nível local e global para promover e tornar visível a relação entre as políticas culturais locais e o desenvolvimento sustentável. Trabalha em estreita colaboração com cidades que estão comprometidas com a cultura como um pilar do desenvolvimento sustentável, em aprendizagem interpares e em programas de capacitação. O seu trabalho também se tem centrado nas políticas culturais a nível regional. Para além da CGLU, está envolvida como consultora do Centro de Estudos e Recursos Culturais (CERC) do Conselho Regional de Barcelona nas áreas da política e gestão cultural, nomeadamente na reflexão sobre as principais tendências que impulsionam o mundo da gestão cultural. Atualmente, Marta Llobet está concentrada na investigação sobre o papel da cultura para alcançar a igualdade de género e nos desafios urbanos atuais, como espaço público e turismo.

Marta Keil

Território: Video8
Marta Keil é curadora de artes performativas, dramaturga e investigadora, baseada em Varsóvia, Polónia. Concentra a sua prática curatorial e de pesquisa em possíveis modelos alternativos de organização institucional e na redefinição de modos de trabalhar transnacionalmente. Desde 2019, co-dirige o Performing Arts Institute em Varsóvia, uma organização independente que visa desenvolver o campo independente das artes performativas na Polónia. Trabalha frequentemente numa parceria curatorial Reskeil com Grzegorz Reske, recentemente têm programado, juntamente com Tim Etchells, o “Common Ground”, uma temporada em Komuna Warszawa (2020). Marta tem trabalhado como curadora e dramaturga com, por exemplo, Agnieszka Jakimiak, Lina Majdalanie, Rabih Mroué, She She Pop, Agata Siniarska, Jagoda Szelc, Ana Vujanović. Ensina prática curatorial e crítica institucional na Jagiellonian University, Cracóvia e na SWPS University, Varsóvia. Editora de vários livros, incluindo “Coreografia: Autonomias” (2019), “Coreografia: Política” (2018) e “Recuperando o Óbvio: na Instituição do Festival” (2017). Possui um Doutoramento em Estudos Culturais.

Maria Vlachou

Território: Video8
Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Directora Executiva da
associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participou no projecto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os
programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020).
Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).
Português