Pessoas
A rede é, primeiro que tudo, uma forma de ligação de pessoas. Somos todos agentes de cultura: espectadores, programadores, artistas, mediadores, autarcas, técnicos.
Adelina Pinto
Amarelo Silvestre
Américo Rodrigues
Licenciado em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade da Beira Interior e Mestre em Ciências da Fala pela Universidade de Aveiro com uma tese sobre “As emoções na fala”. Exerceu funções de animador e programador cultural na Casa de Cultura da Juventude da Guarda/FAOJ (1979-1989) e na Câmara Municipal da Guarda (1989-2005), tendo sido Diretor do Teatro Municipal da Guarda (2005-2013) e Coordenador da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (2015-2018). Foi um dos fundadores do coletivo Aquilo Teatro, da Associação Luzlinar e do Calafrio, Associação Cultural / Teatro do CalaFrio. Coordenou os cadernos de poesia Aquilo (1982-1997) e foi co-director da revista Boca de Incêndio (2004-2006), entre outras publicações. Em 2011 recebeu a medalha de mérito cultural atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal. É poeta, ator, encenador, performer (na área da poesia sonora) e programador cultural.
Ana Cristina Pais
Mestranda em Museologia na Universidade de Évora (2001-2002).
Pertence aos quadros do Ministério da Cultura, mais concretamente aos serviços da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, exercendo ao presente funções de direção do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Almada;. Responsável pela coordenação/gestão de monumentos com implementação de programas de interpretação, exposições permanentes e temporárias, programação cultural, processos de salvaguarda e conservação, entre outros. Acompanhou e promoveu, desde 1999 projectos e intervenções de conservação e restauro de património arquitectónico, de património móvel e de património integrado, quer como historiadora de arte, quer enquanto coordenadora de sítio em diversos monumentos sob sua coordenação técnica. Na Direcção Regional de Cultura do Alentejo foi responsável pela organização e apresentação de candidaturas a fundos comunitários para conservação/recuperação de monumentos e sítios sob tutela da DRCALEN, bem como para produção de exposições e intervenções no âmbito da Acessibilidade e do Turismo Cultural e Criativo. Foi responsável, desde 2008, pela coordenação da área de ligação aos Museus do Alentejo na Direcção Regional de Cultura do Alentejo. Participou, entre 2017 e 2019, na Comissão Executiva do projecto Évora Capital Europeia da Cultura 2027.
Ana Lopes
Ana Soares
Ana Umbelino
É vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento turístico e patrimonial das Linhas de Torres. É membro da direção da REVES – European Network of Cities and Regions for the Social Economy e do GECES da Comissão Europeia. Pertence ao conselho consultivo da Cátedra Unesco: “Gestão das artes e da cultura, cidades e criatividade”, atribuída ao Instituto Politécnico de Leiria. Integra a Comissão Interministerial para a implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura, em representação da secretaria de estado das autarquias locais.
É membro do conselho estratégico da Rede Cultura 2027 e integra o grupo de trabalho responsável pela elaboração da candidatura de Leiria a capital europeia da cultura.
André Banha
André Conceição
Anikó Rácz
António Oliveira
António Pedro
Co-realizou “O homem da bicicleta – Diário de Macau” (Melhor Documentário nos Caminhos do Cinema Português, Prémio do Público no Amascultura) e realizou documentários e instalações que fazem parte da colecção de vários espaços museológicos. Está actualmente em montagem da sua primeira longa, “Mississipis”, que teve o Apoio à Finalização do ICA.
Compôs 50 bandas-sonoras, entre filmes de Ivo M. Ferreira, Margarida Leitão, Edgar Medina ou Leonor Noivo e espetáculos de Filipa Francisco, Vera Mantero, Caroline Bergeron, Ainhoa Vidal, Cie Sac a Dos (Be), Turak (Fr) ou Teatro Meridional.
Apresenta-se regularmente em Portugal, e também França, Espanha, Itália, Bélgica, Suiça, Alemanha, Brasil, Sérvia-Montenegro, Irlanda, País de Gales, Macau, Angola e Moçambique.
É licenciado em Sociologia, estudou cinema na Universidade Nova de Lisboa e música no Hot Clube e na Drummers Collective, em Nova Iorque.
Bruno Castro
Bruno Castro
Carla Prego
Carlos Humberto de Carvalho
Autarca desde 1993, quando foi eleito para a Assembleia Municipal do Barreiro, foi depois Presidente da Câmara Municipal do Barreiro por três mandatos, de 2005 a 2017.
Foi Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa entre 2006 e 2013.
É Primeiro-secretário Metropolitano da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa, desde 13 de dezembro de 2017.
Carlos Pinto de Sá
Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade de Évora, áreas de Política Económica, História do Pensamento Económico e Economia da Integração Europeia. Trabalhos publicados em domínios como a organização da atividade económica e o emprego, a organização e o financiamento do Poder Local, a regionalização.
Catarina Vaz Pinto
Catarina Vaz Pinto
Célia Amaro
Cláudia Geraldes
Cláudia Hortêncio
Atualmente desempenha funções enquanto Gestora de Projetos na Artemrede, com especial enfoque nos projectos “Meio no Meio”, “Visionários” e “BeSpectACTive!”, alicerçados nas práticas artísticas comunitárias.
Cláudia Matos
Cristiana Vaza
Daniel Figueiredo
Diogo Mateus
Dora Martins
Dora Martins
Desde 2006 desempenha funções no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço tendo sido responsável pelo planeamento da reabertura do referido equipamento cultural.
É reponsável pelas áreas de Programação, Comunicação, Gestão e Bilheteira do Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço desempenhando ainda funções de Programação e Produção das atividades de Rua do Município, nomeadamente as Comemorações do 25 de Abril e as Festas e Feira de Verão.
É interlocutora do Município para a Artemrede.
Edite Guimarães
Nasceu em Lisboa em 1977. Licenciada em Geografia e Planeamento Regional, pós-graduada em Biblioteca e Documentação, teve o seu percurso profissional sempre ligado à Cultura. Em 2004 integrou a equipa da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, primeiro na Rede de Bibliotecas e desde 2015 na Direção da Cultura, onde se tem dedicado a projetos transversais e multidisciplinares, nomeadamente à Agenda 21 da Cultura. Integra, desde 2019, a equipa de coordenação e acompanhamento do Compromisso Cultura 2030.
Elisa Babo
Emilia Saiz
François Matarasso
Helena Lima
Hugo Cruz
> Publica e leciona nos contextos nacional e internacional nas áreas da “criação artística e espaço público”, “práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política”, “arte e política” e “políticas culturais”. Destaca-se a coordenação dos livros “Arte e Comunidade” e “Arte e Esperança” editados pela Fundação Calouste Gulbenkian.
> Investigador no Centro de Investigação e Intervenção Educativas-Universidade do Porto e Centro de História de Arte e Investigação Artística-Universidade de Évora.
> Integra a equipa de avaliação externa da Iniciativa PARTIS / Art for Change – Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa
> Diretor artístico do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade
> Consultor artístico em diferentes projetos nacionais e internacionais (eg.: municípios, festivais e fundações).
> Cofundador da Pele e Nómada Art & Public Space
> Foi diretor artístico do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, Mira_Artes Performativas, Mostra Criação Contemporânea no Brasil e curador convidado em distintas iniciativas.
> Direção artística de diversos projetos teatrais em coconstrução com comunidades locais, nomeadamente em escolas, prisões, bairros sociais e casas do povo.
Hugo Seabra
Inês Arromba
Inês de Medeiros
Inês Silva
Autora de manuais escolares, de livros pedagógico-didáticos e de obras de caráter literário; formadora especialista; coordenadora do projeto pedagógico-cultural Cadernos do ECB.
Desde 2013 desempenha funções como Vereadora responsável pelos pelouros da Cultura, Educação, Ação Social, Associativismo, Desporto, Juventude e Turismo da Câmara Municipal de Alcobaça.
Isabel Damasceno
outubro de 2020; Vogal Executiva do Programa Operacional Regional do Centro desde fevereiro de 2010 até Janeiro 2020; Presidente da Câmara Municipal de Leiria de janeiro de 1998 a outubro de 2009; Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANMP – Associação Nacional de Municípios
Portugueses; Presidente do Conselho de Administração dos SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria; Vogal da Direção e Conselho de Decisão Leader+/ADAE e Presidente da Assembleia Geral –
Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura; Presidente do Conselho Diretivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral; Presidente e Vogal da Junta da Área Metropolitana de Leiria; Presidente e Vogal do Conselho de Administração e Presidente da Assembleia Intermunicipal
da Associação de Municípios da Alta Estremadura; Presidente e Vogal do Conselho de Administração da Agência de Energia Enerdura; Vogal da Comissão Executiva da Região de Turismo Leiria/Fátima; Vogal do Conselho de Administração da Sociedade LeiriaPolis; Vogal do Conselho de Administração da SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis S.A.: Secretária da Mesa da Assembleia Geral e Vogal da Comissão de Vencimentos da Valorlis –
Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.; Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI); Membro da Assembleia de Freguesia de Leiria.
João Aidos
João Aidos
É também Conselheiro Portugal Expo Dubai 2021/22;
João Ferrão
Foi docente no departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, consultor da OCDE, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa.
É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e dos Conselhos Gerais da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Portalegre.
João Paulo Santos
João Proença
João Proença
Jordi Pascual
Ludmila Fernandes
Luís Ferreira
Luís Ferreira foi também fundador e diretor artístico do BONS SONS, festival comunitário de música portuguesa, em Cem Soldos – Tomar, e co‐fundador do colectivo‐mente. Foi ainda Membro do Grupo de Trabalho de Aperfeiçoamento do Modelo de Apoio às Artes e, desde 2019, é Membro do Conselho Consultivo Portugal Expo 2020 Dubai e cronista na Revista Gerador.
Madalena Victorino
Manuel Gama
Áreas de interesse: Políticas Culturais, Gestão Cultural, Redes Culturais, Mediação Cultural, Públicos da Cultura, Educação Artística, Criação Artística e Indústrias Culturais.
Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entre 2015 e 2019 realizou um estágio de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de São Paulo.
O seu percurso profissional iniciou-se em 1994, primeiro como ator e depois como encenador e gestor cultural. Foi docente do ensino secundário e superior entre 1998 e 2018. Em 2011 começa a colaborar com investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS). Desde 2016 que coordenada o 2CN-CLab e que é um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura.
Mara Neves
Maria José Lêdo
Maria Rita Dornellas
Maria Vlachou
associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participou no projecto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os
programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020).
Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).
Marta Keil
Marta Llobet
Marta Martins
Desde 2010 é Diretora Executiva da Artemrede, uma rede cultural com 16 anos de atividade e 18 associados, no âmbito da qual tem desempenhado funções de planeamento estratégico, gestão e programação cultural, desenho e coordenação de projetos intermunicipais e intersectoriais, de âmbito europeu e nacional.
Entre 2005 e 2010 desempenhou funções de Responsável de Produção na Artemrede. Antes disso trabalhou no Departamento de Juventude do Município de Lisboa e colaborou com a Quaternaire Portugal e com diferentes associações culturais.
Como oradora tem participado em várias conferências e seminários na área da política e da gestão culturais.
Milica Ilic
Patrícia Teixeira
Pedro Costa
Raquel André
Ricardo Rio
Atualmente é Presidente da Direcção da Associação transfronteiriça de municípios “Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular”, é Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado e preside aos Conselhos de Administração das Empresas Municipais Theatro Circo e InvestBraga. É membro da rede do Comité Executivo da EUROCITIES, membro do Comité Executivo do Global Parliament of Mayors, membro do Comité das Regiões, e membro da direção da ATP – Associação de Turismo do Porto.
Rúben Costa
Rui Telmo Gomes
Rute Pires
Rute Pires
Sandra Marques
Sofia Alves
Sofia Figueiredo
Sofia Figueiredo
Licenciatura em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e mestrado em Educação Artística, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Sónia Fernandes
Susana Gonçalves
Suzana Menezes
Entre 1995 e 2018 exerceu funções no Município de S. João da Madeira. Foi Chefe de Divisão de Cultura neste município entre 2009 e 2018, assumindo a direção e gestão de recursos humanos, gestão cultural e a gestão científica das instituições culturais da cidade (Biblioteca Municipal, Museu da Chapelaria e Museu do Calçado, Paços da Cultura e Casa da Criatividade). Entre 2011 e 2015 assumiu ainda a função de Diretora Executiva da Oliva Creative Factory, um centro cultural e criativo multidisciplinar. Desde 2019 assume a função de Diretora Regional de Cultura do Centro.
Em 2014, integrou o Núcleo de Investigação em Políticas Culturais, da Universidade do Minho, sendo autora de várias publicações e artigos e palestrante em cursos, seminários e colóquios, nacionais e internacionais.
Teresa Pestana
Vânia Rodrigues
Foi responsável pela estratégia, gestão e circulação internacional da companhia mala voadora, e pela co-programação do espaço próprio da companhia (2013-2018). Foi Assessora Estratégica da Artemrede”. Intervém regularmente enquanto professora/formadora em gestão e produção cultural, planeamento estratégico e gestão de projectos, bem como enquanto curadora, oradora e moderadora em diversas conferências e debates, de carácter profissional e/ou científico. Em 2020 editou “AS PRODUTORAS – Produção e Gestão Cultural em Portugal. Trajectos Profissionais (1990-2019)”.