O Esta noite grita-se é um Festim de leituras interpretadas de peças de teatro. Começou informalmente, após um processo de seleção de textos em 2016, com apresentações públicas no início de 2017, mostrando o encanto da equipa da Cepa Torta pela leitura dos textos e evidenciando o potencial do texto dramático sem recurso à encenação. Assim, tentaram ouvir de perto as palavras dos autores, procurando uma maneira diferente de dizer e fazer escutar.
BILINGUE, de José Maria Vieira
Neste texto de 2015, o autor espelha a angústia que sobra do período pós-dramático: “Afastemos o nevoeiro da ironia com ajuda do real. Onde está ele? O que sobrou depois da destruição?”. É de um texto pós-catástrofe que se trata. Fragmentado, com personagens apenas identificadas por letras, sem género definido, o drama decorre entre cenas onde não existem indicações cénicas, que poderiam passar-se em qualquer lugar e em que a retórica nos lembra constantemente que os significantes não são os significados e que as emoções que sentimos e que tentamos descrever são, na verdade, diferentes para cada um de nós. O brilhantismo na maneira como a forma contamina o conteúdo e o cinismo presente no confronto das personagens, criam as condições para que o texto promova uma profunda reflexão sobre as questões da identidade e do seu reflexo na produção artística dos nossos tempos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
BOA NOITE, MÃE de Marsha Norman
Esta peça, escrita em 1981, estreou em 1983 no American Repertory Theatre, tendo permanecido um ano em cena e valido a Marsha Norman um prémio Pulitzer de teatro. Trata-se de um drama intenso e claustrofóbico, relatando a noite em que uma mulher divorciada e que sofre de epilepsia resolve contar à sua mãe e companheira de casa, que se irá matar. A conversa entre as duas mulheres, de um sofrimento latente, revisita o passado acordando velhos fantasmas e fazendo revelações. É assumidamente um texto catártico, que quer implicar o espectador na agonia deste par trágico que algures no passado trilhou o caminho para a fatalidade que se aproxima. Na tradição americana de nomes como Tennessee Williams ou Sam Shepard, Marsha Norman conduz o foco dramático de forma irrepreensível, levando-nos a querer constantemente interromper aquela conversa, a querer fazer perguntas, enfim, a procurar saber também como fazer para alterar o destino.
—
Artista: Companhia Cepa Torta
Artistic Genre: Theatre
Classificação etária: BILINGUE - M/12 | BOA NOITE, MÃE - M/18
Touring in Artemrede's Territories:
BILINGUE - MOITA Fórum Cultural José Manuel Figueiredo | 27 de março de 2021, sábado, às 21:30 - Transmissão Online no Canal Youtube do Município da Moita
BOA NOITE, MÃE - ALMADA Convento dos Capuchos | 17 de setembro de 2021, sexta-feira, às 21:00
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
BILINGUE
SCRIPT José Maria Vieira Mendes Direção Miguel Maia e Filipe Abreu CAST Filipe Abreu Leonardo Garibaldi Luís Gonzaga Moreira Miguel Feraso Cabral Patrícia Deus
BOA NOITE, MÃE
Tradução Ângela Pinto Direção Filipe Abreu e Miguel Maia CAST Lucinda Loureiro, Maria João Falcão e Miguel Maia Produção Companhia Cepa Torta Fotografia Sónia Godinho Fotografia Comunicação e assessoria de imprensa Mariana Santos Design Edoardo U. Trave (com o apoio de Ana Maia Marques) Apoios / Parceiros Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, BLX - Bibliotecas de Lisboa, Junta de Freguesia de Marvila, One your first stop, Antena 2, Inquietarte e Tenda Produções
Um agradecimento à Tenda Produções - cuja tradução da Ângela Pinto, que aqui lemos, estreou em 2017 no Teatro da Trindade INATEL.
Informações e Bilheteiras
ALMADA
Reservas: (+351) 212 919 342 | capuchos@cma.m-almada.pt
A aquisição de bilhetes deve ser feita nas bilheteira habituais de cada espaço de apresentação. Recomendamos que se informe atempadamente sobre a aquisição de bilhetes para os contactos disponibilizados abaixo.
We would like to thank everyone for their collaboration to follow the rules and recommendations indicated by those responsible for each presentation space.
Bom espetáculo!
Imagens © Sonia Godinho Fotografia