VAMOS CRIAR UM MUNDO NOVO?
CONVITE À COLABORAÇÃO CRIATIVA
Inscrição ❱ participação em processo criativo para espetáculo de Inês Jacques
Quando imaginamos um mundo novo, uma de duas ideias nos ocorrem: imaginamos algo distópico, altamente tecnológico e desumanizado, ou o oposto, uma paisagem verdejante com pessoas felizes e sorridentes, uma espécie utopia, portanto. Porque será que numa primeira instância caímos na mesma dicotomia? E se montássemos nós, ativamente, um mundo que imaginamos com o cuidado de quem cozinha uma receita nova pela primeira vez e que quer que saia o melhor possível. Construirmos um novo mundo o melhor possível! O que é o melhor possível? Como é, então, esse mundo? Como é a sua língua, a sua forma, as suas cores, os seus trajes, o seu movimento, a sua canção?
● QUEM PROCURAMOS & O QUE ESPERAR
Procuramos pessoas residentes no município da Moita ou que aí desenvolvam a sua atividade, pessoas de todas as idades e ocupações, com vontade e disponibilidade em usar a sua criatividade para construir este mundo, através de sessões onde vamos explorar imaginação, movimento, desenho, música e canto, e outras linguagens criativas que levem à composição deste espetáculo-universo-ficção. Os participantes integrarão o processo de pesquisa e criação para o novo espetáculo da autoria de Inês Jacques, coproduzido pelo projeto “Stronger Peripheries: A Southern Coalition”, a estrear no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (Baixa da Banheira, Moita) no dia 14 de Setembro de 2022. Mediante o perfil e motivação dos participantes, a colaboração poderá resultar na cocriação de elementos a integrar o espetáculo, tal como texto, figurinos, cenário, música, entre outros.
● DETALHES DE PARTICIPAÇÃO
Serão abertas à participação diversas sessões durante a residência artística para pesquisa e criação do espetáculo, a decorrer no mês de Abril de 2022, no CEA - Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira (Moita), nos seguintes dias e horários:
→ Semana #1 ✦ 5/04 (3ªf); 7/04 (5ªf) e 9/04 (sábado) das 15h às 17h
→ Semana #2 ✦ 12/04 (3ªf); 14/04 (5ªf) e 16/04 (sábado) das 15h às 17h
→ Semana #3 ✦ 19/04 (3ªf) e 21/04 (5ªf) das 15h às 17h
Para integrar o processo, os interessados deverão manifestar-se disponíveis para participar num mínimo de 4 sessões.
❱ Data-limite de inscrições: 28 de Março de 2022 (2ªf).
❱ Número máximo de participantes: 20 pessoas por sessão.
NOTA: a inscrição não garante participação. Caso as inscrições excedam o número limite previsto, poderá ser necessário proceder a uma seleção com base na motivação apresentada e na garantia de diversidade do perfil de participantes no que se refere a género, idade e ocupação e/ou redistribuição dos/as interessados/as pelas sessões disponíveis. Todos os/as interessados/as serão contactados.
● SOBRE A INÊS JACQUES
Bailarina, coreógrafa e cantora, com uma passagem por um mestrado de Antropologia em Cultura. Colaborou com inúmeros artistas e com vários contextos. Criou “Voo” (2021), “Carga” (2020) com Márcia Lança, “Jù Chang” (2020), “Truc” (2019) com Rita Calçada Bastos, “No Fim Era o Frio” (2019) com Mão Morta, “Excesso de Luz Cega” (2017), performances com comunidades com Hélio Mateus e trabalhou como intérprete com Tiago Guedes entre 2000 e 2009. Os seus trabalhos venceram 3 edições do concurso Jovens Criadores do CPAI. Foi artista residente na Fundação Serralves, O Espaço do Tempo, Atalaia Artes Performativas, Parc de la Villete, PAF e Main d’Oeuvres. Tem tido projectos musicais ao longo do seu percurso, com destaque para Ela Não É Francesa Ele Não é Espanhol e colaborações com Alex Cortez (Rádio Macau) e I-Wolf (Sofa Surfers). Lecionou corpo e movimento na InImpetus Escola de Actores e voz na Escola Superior de Dança.
⁂ Mais informação aqui.
● Liderado pela Artemrede, "Stronger Peripheries: A Southern Coalition" (2020-2024) é um projeto co-financiado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia que reúne onze organizações culturais e três universidades de dez países da bacia do Mediterrâneo e dos Balcãs em torno do questionamento das noções de “sul” e “periferia” de uma perspetiva sócio-política e sócio-cultural, através de práticas artísticas inclusivas e participativas, de acções de capacitação e da proposta de novos modelos de política cultural para o Sul da Europa.
⁂ Mais informação em www.strongerperipheries.eu