VAMOS FAZER UM FILME?

CONVITE À COLABORAÇÃO CRIATIVA | PROJETO "ERA COMO UM FILME"
Inscrição ❱ participação em processo criativo para filme de Victor Hugo Pontes

Um filme tem sempre uma história? Atrizes e atores, texto? Um filme tem sempre um plano, para além dos planos? Que filme imaginamos à partida, antes de começar? Depois do sucesso do projeto MEIO NO MEIO, o coreógrafo Victor Hugo Pontes vai realizar um filme. O ponto de partida são perguntas, e a vontade de envolver 40 participantes de Almada, Barreiro, Moita e Lisboa. Há um percurso de formação gratuita a percorrer em 2022 e um filme a construir em 2023, colectivo e profissional, imaginado de câmara ligada.

● QUEM PROCURAMOS & O QUE ESPERAR
Procuramos pessoas residentes em Marvila (Lisboa), Vale da Amoreira (Moita), 2º Torrão (Almada) e Barreiro, maiores de 16 anos, com vontade e disponibilidade em usar a sua criatividade para construir um filme. Os participantes integrarão acções de formação de teatro e dança (semanais, em cada território), e participarão em três workshops/residência artística: Teatro (com Joana Craveiro), Dança (com Victor Hugo Pontes) e Cinema (com Miguel C. Tavares). E farão parte do elenco do filme. Todos, sem excepção.

● DETALHES DE PARTICIPAÇÃO
São abertas à participação quatro fases de projeto, a saber:

→ Fase #1 ✦ Abril a Junho 2022 ✦ Formações Semanais ✦ Um dia por semana (horário a definir)
→ Fase #2 ✦ Setembro a Novembro 2022 ✦ Workshop / Residência Artística Teatro + Dança (dias e horário a definir)
→ Fase #3 ✦ Janeiro a Março 2023 ✦ Ensaios (dias e horário a definir)
→ Fase #4 ✦ A partir de Abril 2023 ✦ Rodagem do filme

Para integrar o processo, os interessados deverão manifestar-se disponíveis para participar em todas as fases.

❱ Data-limite de inscrições: 1 de Abril de 2022 (6ªf).
❱ Número máximo de participantes: 40 (10 em cada território).
NOTA: a inscrição não garante participação. Caso as inscrições excedam o número limite previsto, poderá ser necessário proceder a uma seleção com base na motivação apresentada e na garantia de diversidade do perfil de participantes no que se refere a género, idade e ocupação. Todas/os as/os interessadas/os serão contactados.

● SOBRE O VICTOR HUGO PONTES
É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela FBAUP, Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Tem o curso profissional de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Em 2004, fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação C. Gulbenkian e, em 2006, o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e Itália. Como criador, inicia-se em 2003 com o trabalho Puzzle, apresentando as suas criações por todo o país e internacionalmente. Das suas mais recentes criações como encenador/coreógrafo destaca: Margem (2018), Drama (2019), Madrugada para a CNB (2019), Os Três Irmãos (2020), Porque é Infinito (2021). Em 2007, venceu o 1.o Prémio com Ícones no 2nd International Choreography Competition Ludwigshafen 07 – No ballet, Alemanha. Em 2017 foi bolseiro da Fundação C. Gulbenkian, no programa DanceWeb do Festival ImPulsTanz, Viena. Em 2019 venceu o Prémio SPA na categoria de Dança – Melhor Coreografia, com o espectáculo Margem. Assegurou a direção artística do projeto MEIO NO MEIO (coprodução Artemrede e Nome Próprio) entre 2019 e 2021. É, desde 2009, o Diretor Artístico da Nome Próprio – Associação Cultural.

Your details


se aplicável
Se sim, quais?
Se sim, qual ou quais?
Se não, quais os horários possíveis?

Motivação

Porque gostarias participar nesta criação? O que esperas desta experiência? (resposta breve: 1-2 parágrafos)

Como tiveste conhecimento deste projeto?


Muito obrigada!

Estamos ansiosos por te conhecer!
Contactaremos a partir de dia 2 de Abril para confirmar a tua inscrição, facultando detalhes logísticos de participação.

Contactar para quaisquer questões: claudia.hortencio@artemrede.pt; 243 322 050

⁂ Política de Privacidade: saiba como serão utilizados e armazenados os seus dados em https://www.artemrede.pt/pt_pt/politica-de-privacidade/


logos_vamos_fazer_um_filme_22-02
English (UK)