Portugal, Outono de 2021: realizam-se eleições autárquicas. O país prepara-se para discutir políticas locais num momento singular da História, no qual se concentram interrogações profundas face aos caminhos de futuro. Quais são algumas das questões centrais com que se confrontam, agora, as cidades? Quais os desafios estratégicos mais importantes e qual o lugar da cultura nesse percurso rumo a sociedades mais coesas, sustentáveis e justas? O Fórum Político da Artemrede, agora na sua 4ª edição, oferece-se como plataforma para a reflexão necessária, fazendo uso da experiência consolidada de uma rede cultural que há 16 anos promove a cooperação entre cidades de diferentes escalas e geografias e o desenvolvimento de projetos e iniciativas de capacitação, mediação e programação, que contribuem para o desenvolvimento cultural dos territórios.

O Fórum Político da Artemrede é uma iniciativa criada em 2015 no âmbito do Plano Estratégico e Operacional 2015-2020, como afirmação da dimensão política da rede e da vontade de promover o debate e a reflexão entre autarcas e outros decisores políticos. Nas suas três edições (2016, 2017, 2019), o Fórum discutiu questões de política cultural e produziu documentos públicos com tomadas de posição e propostas concretas.

Em 2021 os temas, os conteúdos e o formato do Fórum são necessariamente influenciados por três acontecimentos, dois externos e um interno: a pandemia provocada pela COVID-19; as eleições autárquicas que acontecerão no Outono deste ano; e o processo de elaboração da Carta de Compromisso da Artemrede e da iniciativa Compromisso Cultura 2030, que a Artemrede tem vindo a desenvolver desde 2020 com os seus Associados. Estes três acontecimentos suscitam inquietações, propostas e desafios aos autarcas, aos territórios e às comunidades. A pandemia acentuou as fissuras sociais e económicas, redefiniu prioridades de política pública e colocou a descoberto a necessidade de mudanças nos modos de fazer. As eleições autárquicas são uma oportunidade para o debate sobre estratégia e política de cidades. O Compromisso Cultura 2030 tem promovido a consciencialização e a reflexão sobre a importância de uma política cultural municipal integrada, em articulação com todas as áreas do desenvolvimento sustentável.

É, assim, para responder a estas preocupações, que, ao longo de 5 dias, o Fórum Político recolhe e organiza contributos de profissionais da cultura e das artes, artistas, investigadores, autarcas e agentes de desenvolvimento local. Estes contributos respondem a cinco desafios centrais das cidades, nos quais a cultura pode e deve ter um papel fundamental: Território, Democracia, Sustentabilidade, Cooperação e Desenvolvimento. 

Cada um destes desafios desencadeia conteúdos em formatos diversos, como debates, entrevistas ou depoimentos, pré-gravados ou realizados em direto, partilhados nos canais digitais da Artemrede.

PROGRAMA

impulso_7jun
impulso_8jun
impulso_9jun
impulso_10jun
impulso_11jun

IMPULSO É UMA INICIATIVA DA ARTEMREDE

Português